Notícia
Giganetstore prepara projecto de «e-commerce» regional
A Giganetstore.com está a preparar um projecto de «e-commerce» regional, que visa a criação de um centro comercial regional na Internet, e que poderá representar em três anos entre 15% a 20% das receitas totais da empresa.
O projecto, apresentado hoje em conferência de imprensa, pretende criar «uma verdadeira comunidade virtual, promovendo os concelhos nacionais e reforçando o tecido empresarial a nível local», segundo Miguel Dias de Carvalho, presidente do conselho de administração da Giganetstore.com.
De acordo com o mesmo responsável, «as receitas deste projecto poderão representar, em três anos, 15% a 20% das receitas globais da Giganetstore», se 40% dos concelhos portugueses aderirem à iniciativa.
A Giganetstore.com afirmou no mês de Julho, que espera atingir em 2004 uma facturação de 10 milhões de euros (2 milhões de contos).
Os concelhos aderentes passarão «a ter um portal próprio onde poderá ser divulgado e promovido, de maneira a dinamizar as vendas do pequeno e médio comerciante e desenvolver-se social, económica e tecnologicamente», explicou a mesma fonte.
De acordo com o responsável da Giganetstore.com, os lojistas que participarem no projecto terão «a oportunidade de implementar o seu negócio na Internet sem que para isso tenha de suportar custos e riscos», dispondo «formação, apoio técnico e de “webmarketing”, e a garantia de um sistema de pagamentos fiável».
A Giganetstore.com afirmou que já está em negociações, para desenvolver este projecto, com quatro a cinco concelhos, devendo nas próximas semana iniciar contactos com as restantes cerca de 300 municípios.
O custo de implementação do centro comercial na Internet para cada um dos concelhos rondará os 30 mil euros (6 mil contos), sendo financiado em 20% pela Giganetstore.com, enquanto os restantes 80% poderão ser co-financiados.
Segundo a Giganetstore, existe «o potencial de colocar “online” mais de 5.000 empresas», podendo as câmaras municipais recorrer ao Fundo de Apoio à Dinamização da Sociedade de Informação em Portugal (FASI).
A presença dos lojistas no centro comercial regional na Internet será gratuita por um período de 18 meses.