Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estudo: empresas pagam facturas mais cedo este ano

A Euler Hermes, accionista da portuguesa Cosec, de seguros de crédito, levou a cabo um estudo que conclui que as companhias nacionais deverão melhorar nos pagamentos, para 70 dias.

Bruno Simão
28 de Julho de 2016 às 15:14
  • ...

É um problema crónico da economia portuguesa, que já "afundou" muitas empresas. A média europeia de pagamentos de facturas está em 60 dias e em Portugal, em 2016, deverá atingir os 70, "uma ligeira melhoria", segundo a Euler Hermes, accionista da portuguesa Cosec, liderada por Miguel Gomes da Costa (na foto) de seguros de crédito, que fez um estudo sobre esta questão. 


"Em Portugal, no último ano, as empresas tiveram de esperar em média 71 dias pelo pagamento de uma factura. O País mantém-se acima das médias europeia (60 dias) e mundial (64 dias), apresentando ainda uma das mais elevadas percentagens de empresas com valores superiores aos 90 dias na região da Europa Ocidental", salientaram as duas sociedades, em comunicado.


Para este ano, no entanto, a tendência é de descida "depois de em 2015 ter registado um aumento de três dias quando comparado com 2014", referiu o mesmo documento.


No que diz respeito aos sectores, no retalho "o prazo médio de pagamento é de 15 dias, contrastando com os sectores tecnológico ou de transportes que registaram os prazos mais alargados de 122 e 96 dias respectivamente", adiantou o comunicado.


Globalmente, a média de pagamento das empresas situa-se nos 64 dias, sendo que, das 27.300 empresas avaliadas pelo estudo, "concluiu-se que cerca de metade das empresas recebe entre 1 e 3 meses depois de realizado o serviço, enquanto apenas 25% recebem os seus pagamentos nos primeiros 31 dias", adiantaram a Euler Hermes e a Cosec. Na Europa, o país que mais se atrasa é a Grécia (89 dias), seguida de Itália (86 dias). Fora do Velho Continente, a China demora 88 dias.


Entre os mais cumpridores do mundo contam-se a Áustria, Nova Zelândia e Holanda.

Ver comentários
Saber mais Euler Hermes Portugal Cosec empresas facturas pagamentos atraso
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio