Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estimativa: Novabase atinge lucros de 1,5 milhões de euros no semestre

A Novabase, empresa de tecnologias da informação (TI), deverá ter atingido lucros de 1,5 milhões de euros (300,7 mil contos) nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com a média das estimativas dos analistas contactados pelo Negocios.pt.

04 de Setembro de 2001 às 19:23
  • ...
A Novabase, empresa de tecnologias da informação (TI), deverá ter atingido lucros de 1,5 milhões de euros (300,7 mil contos) nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com a média das estimativas dos analistas contactados pelo Negocios.pt.

As previsões dos referidos analistas para os resultados líquidos da Novabase [NBA] oscilaram entre os 1,44 milhões de euros (288,7 mil contos) e os 1,6 milhões de euros (320,77 mil contos).

No primeiro semestre do ano passado, a Novabase registou lucros de 2,7 milhões de euros (541,3 mil contos), com a média das estimativas dos analistas para o período que decorreu entre Janeiro e Junho deste ano a apontar para um decréscimo na ordem dos 45%.

No entanto, os resultados obtidos no primeiro semestre deste ano não são directamente comparáveis com os números referentes ao período homólogo, uma vez que no primeiro semestre de 2000, a Novabase garantiu um ganho extraordinário superior a três milhões de euros (601 mil contos), com a venda do «site» Infordesporto à PT Multimédia (PTM) [PTM].

De acordo com as previsões dos analistas, o volume de negócios da Novabase deverá ter-se situado em cerca de 37,5 milhões de euros (7,52 milhões de contos) no primeiro semestre de 2001, enquanto o «cash flow» operacional, ou EBITDA, deverá ter atingido os 4,5 milhões de euros (902,17 mil contos).

Novabase passa ao lado da «crise» no sector tecnológico»

«A Novabase, pelo menos pelo que se tem visto até agora, tem ficado um pouco à parte do mau momento do sector», afirmou um dos analistas contactados pelo Negocios.pt, sublinhando que os resultados devem sair em linha com as estimativas da própria empresa.

No entanto, um outro analista sublinhou que «é importante ver como é que a empresa está a reagir ao abrandamento da economia, especialmente no que diz respeito à área de “e-consulting”».

A mesma fonte explicou que «esta é uma área bastante sensível, porque quando as coisas começam a correr mal, um dos primeiros custos que as empresas podem cortar, a par da publicidade, refere-se ao investimento em TI».

Este analista referiu ainda que, apesar das dúvidas que persistem sobre a evolução do negócio ao longo dos últimos meses, «a Novabase não deve sofrer muito, porque as receitas provenientes «das actividades relacionadas com a banca “online”, a Internet e as telecomunicações, que representam cerca de 50% das receitas, não deverão cair».

Analistas na expectativa sobre desenvolvimento da TV Interactiva

«Em termos de futuro, há uma questão importante que se coloca e que tem a ver com saber como é que vai decorrer a evolução da TV Interactiva, nomeadamente em termos de adesão comercial» por parte dos consumidores finais, afirmou um dos analistas contactados pelo Negocios.pt.

A Novabase participa no projecto de televisão interactiva lançado no mês de Junho pela TV Cabo, participada da PT Multimédia (PTM) [PTM]. A empresa liderada por Rogério Carapuça tem um contrato com a TV Cabo para o fornecimento, por enquanto em exclusivo, das «set-top-boxes» que permitem o acesso aos serviços interactivos.

Para além do fornecimento das «set-top-boxes», através da sua participada Octal TV, os interesses da Novabase na TV Interactiva estendem-se também às áreas de publicidade e consultoria.

No Brasil, a Globo Cabo escolheu a Novabase para implementar o seu projecto piloto de televisão digital interactiva com a plataforma da Microsoft, a mesma que é utilizada pela empresa em Portugal, no âmbito do seu acordo com a TV Cabo.

«Há alguma expectativa em saber como é que corre o projecto piloto no Brasil, já que é o primeiro passo para iniciar a actividade lá fora», sublinhou um dos analistas.

Expansão para Espanha em «stand-by»

A empresa admitiu há algum tempo que poderia estar interessada em adquirir uma empresa espanhola de integração de sistemas, na tentativa de expandir as suas actividades neste segmento ao país vizinho, mas este possível negócio ainda não conheceu mais evoluções.

«Neste momento a empresa está crescer (…) mas este negócio não é assim tão vital no curto prazo», afirmou um dos analistas, sublinhando, no entanto, que esta é uma hipótese que «faz sentido a médio prazo».

A Novabase vai apresentar os seus resultados relativos ao primeiro semestre do ano amanhã, após o fecho do mercado.

As acções da Novabase encerraram hoje a ganhar 0,1% para os 9,60 euros (1.925 escudos).

Junto segue quadro comparativo com estimativas dos analistas.

Entidade
Entidade Lucros Receitas EBITDA
BSN 1,6 36,2 4,8
BCP 1,5 38,7 4,3
UBS 1,44 37,6 4,52
Média 1,5 37,5 4,5

* Valores em milhões de euros

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio