Notícia
ESFG admitido à negociação na BVLP a 8 de Outubro (act.2)
A Espiríto Santo Financial Group (ESFG), «holding» que controla o Banco Espírito Santo (BES), vai admitir as suas acções na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP) no próximo dia 8 de Outubro, anunciou a Bolsa nacional.
(actualiza com novos detalhes)
Em comunicado a BVLP refere que «no próximo dia 8 de Outubro serão admitidas à negociação, no mercado de cotações oficiais, 47.908.555 acções ordinárias, tituladas, ao portador, de valor nominal unitário de 10 euros (2.005 escudos), representativas da totalidade do capital social da ESFG».
A ESFG é uma «holding» sediada no Luxemburgo, que entre outros activos, controla a maioria do capital do BES [BESNN] e da seguradora Tranquilidade. Com a admissão da ESFG a BVLP passa a contar com duas empresas estrangeiras no mercado de cotações de cotações oficiais.
O intermediário financeiro da operação será o Banco Espírito Santo de Investimento (BESI), segundo adiantou a empresa em comunicado publicado no Boletim de Cotações da BVLP.
A ESFG celebrou um contrato de liquidez com a Espírito Santo Dealer (ESD), que também integra o grupo liderado por Ricardo Salgado, visando a negociação em Bolsa de um mínimo de cinco mil acções da ESFG por dia, distribuídas entre ofertas de compra e venda. Este contrato será válido por um prazo de três meses, entre os dias 8 de Outubro e 8 de Janeiro do próximo ano.
O prospecto relativo à operação estará disponível na sede do BESI e na secretaria da BVLP, segundo a mesma fonte.
Os representantes da ESFG para as relações com o mercado serão Manuel Villas-Boas e Teresa de Souza.
As acções a admitir na BVLP estão também listadas na Bolsa do Luxemburgo e em Nova Iorque.
A ESFG, com uma capitalização bolsista de 840,8 milhões de euros (168,5 milhões de contos), é um título candidato a integrar o PSI20, dado existirem diversos títulos no principal índice da BVLP com uma capitalização bolsista inferior.
A ESFG fechou na quinta-feira a subir 2,93% para os 17,55 euros (3.518 escudos) no Luxemburgo.