Notícia
Endesa, Fenosa e HC Energía unem-se contra Iberdrola
As três principais concorrentes da Iberdrola estudam juntar-se contra a eléctrica espanhola, devido à crise provocada por esta no mercado eléctrico.
As três principais concorrentes da Iberdrola estudam juntar-se contra a eléctrica espanhola, devido à crise provocada por esta no mercado eléctrico.
De acordo com o jornal «Cinco Dias», os responsáveis da Endesa, Fenosa e HC Energía, filial da EDP, reuniram-se ontem para analisar a crise existente e estudar acções comuns contra a Iberdrola. Não é ainda claro, no entanto, em que se irá traduzir esta aliança.
Por agora, é já conhecida a intenção da Endesa de, isoladamente, apresentar duas queixas contra a Iberdrola, hipótese que está ainda a ser estudada, e a manifestação, por escrito, da posição da eléctrica espanhola junto do ministério da Indústria espanhol.
Na origem da discórdia estará, nomeadamente, o envio, na quarta-feira, de um comunicado por parte da Unesa (onde todas estas empresas participam) em que esta assegurava que a actuação da Iberdrola no mercado não põe em causa o fornecimento de electricidade.
Uma posição na qual Endesa, Fenosa e HC Energía não se revêem, defendendo que a posição da associação de eléctricas espanholas foi tomada de forma unilateral.
A filial da EDP manifestou mesmo o seu descontentamento pelo facto de não ter recebido qualquer comunicação prévia.
A EDP, que tem na Iberdrola um dos principais accionistas, controla a HC Energia (antiga Hidrocantábrico), a quarta maior eléctrica de Espanha.