Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresário espanhol Fernando Tapias interessado na Sacor Marítima

A Sacor Marítima, que se encontra em processo de venda, está a ser alvo de interesse por parte do empresário espanhol Fernando Tapias, que pretende adquirir o seu controlo. Na corrida à aquisição estão também a espanhola Marpetrol e a italiana Montanari,

24 de Março de 2004 às 12:29
  • ...

A Sacor Marítima, detida pela Galp Energia, e que se encontra em processo de venda, está a ser alvo de interesse por parte do empresário espanhol Fernando Tapias, que pretende adquirir o seu controlo. Na corrida à aquisição da empresa de transporte marítimo estão também a espanhola Marpetrol e a italiana Montanari, noticia hoje o diário espanhol «Cinco Días».

O empresário espanhol de origem galega Fernando Tapias, que vendeu a sua empresa marítima do grupo há apenas uma semana, ao grupo canadiado Teekay, está interessado na Sacor Marítima da Galp, que se encontra na recta final do seu processo de venda.

No concurso inicial de ofertas da Sacor, iniciado há quase seis meses, surgiu o interesse de mais de uma dezena de empresas marítimas internacionais, tendo ficado apenas três aspirantes: a F Tapias, a Marpetrol e a italiana Montanari.

A Sacor Marítima, que assegura o abastecimento de petróleo e produtos petrolíferos da Galp Energia, registou um prejuízo de quase 600 mil euros em 2002.

Segundo explica o jornal espanhol através de fontes não identificadas do sector, o interesse das aspirantes é, antes de tudo, entrar no mercado português e construir transportadoras marítimas de petróleo com maior capacidade para abastecer as refinarias da Galp.

Isto porque, segundo a mesma fonte, a Galp só tem garantido 35% do seu abastecimento de petróleo através de contractos a longo prazo. A possibilidade que empresa energética tem de ampliar essa percentagem, impulsionou as empresas a lançarem as ofertas.

O processo de venda da Sacor Marítima iniciou-se no Verão passado com uma consulta ao mercado. Hoje o Jornal de Negócios avançava já que a Sacor era alvo do interesse de italianos e espanhóis.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio