Notícia
EMO Hannover assegura participação de quatro empresas portuguesas
Quatro fabricantes portuguesas de equipamento para a indústria metalúrgica vão participar na feira EMO Hannover 2007, que se realizará de 17 a 22 de Setembro na Alemanha, juntando quase dois milhares de expositores.
Quatro fabricantes portuguesas de equipamento para a indústria metalúrgica vão participar na feira EMO Hannover 2007, que se realizará de 17 a 22 de Setembro na Alemanha, juntando quase dois milhares de expositores.
O director-geral da VDW, a associação alemã dos industriais de máquinas-ferramenta, revelou que até ao momento há quatro empresas portuguesas confirmadas, que terão um espaço de 116 metros quadrados em Hannover.
"Esta indústria não é um mercado muito grande e quando comparado com grandes grupos como a Chrysler ou a Siemens não tem assim tanto significado. No entanto, é uma das indústrias mais importantes, porque sem ela não existia quase nada", afirmou hoje em Lisboa Helmut von Monschaw, durante uma apresentação do certame promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.
A EMO Hannover tem até ao momento garantida a presença de 1.875 expositores de 39 países, que ocuparão uma área de 158 mil metros quadrados. Segundo as inscrições já registadas pela organização do evento 57% dos expositores são estrangeiros. Na última edição deste evento em Hannover, em 2005, participaram 2.000 expositores, que ocuparam uma área de 161 mil metros quadrados.
Em 2005, a EMO Hannover recebeu cinco empresas portuguesas expositoras e cerca de 500 visitantes profissionais provenientes de Portugal. A organização da EMO Hannover, a cargo da Deutsche Messe (uma empresa com actuação idêntica à da Exponor em Portugal), com a colaboração da VDW, espera que Portugal possa aumentar este ano a sua participação no evento. "Cada um dos expositores pode ter a certeza de que atingirá os seus mercados-alvo", salientou Helmut von Monschaw.
Na feira alemã participarão este ano a AMOB, a Dragão Abrasivos, a Frezite e a Palbit.
No ano passado Portugal exportou para a Alemanha 2,3 milhões de euros de máquinas-ferramenta (que são utilizadas pela indústria metalúrgica), ao nível de 2005. No sentido inverso, a Alemanha vendeu a Portugal 30,9 milhões de euros em máquinas-ferramenta no ano passado, que comparam com 27,7 milhões de euros em 2005.