Notícia
EDP regista perdas de 17,5 milhões
A EDP registou uma perda de 17,5 milhões de euros (3,5 milhões de contos) no último exercício, devido à fraca performance das suas participadas no Brasil, segundo avança hoje o «Diário...
Deste modo, a Companhia de Electricidade do Rio de Janeiro (CERJ) participada em 21% pela eléctrica nacional verificou perdas que ascendem aos 31,9 milhões de euros (6,4 milhões de contos). A Empresa Bandeirantes de Energia (EBE), cuja participação da EDP atinge os 17%, sofreu um impacto negativo de 51,8 milhões de euros (10,4 milhões de contos) e a Escelsa, uma vez que só foi adquirida em Agosto, contribuiu apenas com perdas de 997 mil euros (200 mil contos). Estes números foram ainda agravados pelos atrasos e mesmo recusas, por parte da entidade reguladora, da repercussão de prejuízos nos consumidores finais.
Para estas perdas, verificadas nas contas da empresa dirigida por Mário Cristina de Almeida, contribuiu ainda a crise económica brasileira, implicando uma diminuição da produção e mesmo do consumo de electricidade, bem como a liberalização do sector que implicou a perda de três grandes clientes da EBE.
As acções da EDP fecharam ontem nos 16,42 euros (3.291 escudos), o que representa uma valorização de 1,67%.