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EDP distribuiu menos energia no Brasil em 2009 mas ganhou clientes

A EDP Energias do Brasil terminou o ano passado com uma queda de 4% do volume de energia distribuída no mercado brasileiro, que foi de 21,3 terawatt hora (TWh), mas aumentou em 3,3% a sua base de clientes, passando a contar com mais de 2,66 milhões de clientes.

03 de Fevereiro de 2010 às 13:15
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A EDP Energias do Brasil terminou o ano passado com uma queda de 4% do volume de energia distribuída no mercado brasileiro, que foi de 21,3 terawatt hora (TWh), mas aumentou em 3,3% a sua base de clientes, passando a contar com mais de 2,66 milhões de clientes.

Para a queda no segmento de distribuição contribuiu uma redução dos fornecimentos na Bandeirante (que actua no Estado de São Paulo), onde o volume de energia distribuída recuou 1,9%, mas principalmente da Escelsa (do Estado do Espírito Santo), com uma redução de 7,3%.

Em contrapartida, a participada brasileira da EDP reforçou em 3% o número de clientes da Bandeirante e em 3,6% a base de consumidores da Escelsa, revela um relatório preliminar sobre a actividade operacional da EDP Energias do Brasil.

A empresa da EDP destaca no documento que o período de Outubro a Dezembro "foi o trimestre com maior volume de energia vendida a clientes finais do ano". No total a EDP Energias do Brasil distribuiu 5,78 TWh no quarto trimestre de 2009, o que representou um crescimento de 7% em comparação com o último trimestre de 2008.

Já no segmento de geração de energia, as centrais da EDP Energias do Brasil produziram 2.179 gigawatt hora (GWh) no último trimestre do ano, com um crescimento de 17% face ao período homólogo de 2008. Um crescimento que reflecte efeitos sazonais na Enerpeixe e na Lajeado Energia, bem como a entrada em operação em Junho de 2009 da pequena hidroeléctrica de Santa Fé.

A EDP fechou 2009 com um total de 7,98 GWh gerados nas suas centrais no Brasil, um aumento de 25% face ao ano 2008, influenciado também pelo início de actividade da referida central hidroeléctrica e pela consolidação da Lajeado Energia e Investco.

Também na sua empresa de comercialização de energia, a Enertrade, a EDP Energias do Brasil conseguiu um aumento das vendas. No quarto trimestre o crescimento foi de 22%, para 2,34 GWh, e no total do ano foi de 18%, para 8,59 GWh.

A EDP Energias do Brasil refere que "o crescimento do volume comercializado é fruto de uma estratégia, ao longo de 2009, de aproveitar as oportunidades no segmento de curto prazo, além dos contratos vendidos no Leilão de Ajuste, o que levou a Enertrade a bater recordes mensais de comercialização de energia".

Mas, diz ainda a empresa, "também contribuiu para o bom resultado o diferente ritmo de recuperação da produção de diversos sectores da economia, o que levou o sector de energia a apresentar boas oportunidades para a comercialização, principalmente no curto prazo".

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