Notícia
Dona da Aperol compra Courvoisier à Beam Suntory por 1,2 mil milhões de dólares
A marca de bebidas alcoólicas italiana Campari, dona da Aperol, realizou a maior aquisição da sua história. O acordo prevê mais 120 milhões de dólares caso os objetivos de vendas sejam cumpridos.
O grupo Campari acordou esta quinta-feira a aquisição da fabricante de conhaque Courvoisier à Beam Suntory por pelo menos 1,2 mil milhões de dólares (1,11 mil milhões de euros ao câmbio atual), o que marca a maior aquisição da empresa de bebidas alcoólicas italiana, indica a Bloomberg, citando um comunicado da Campari.
O acordo prevê ainda um valor adicional máximo de 120 milhões de dólares em 2029, caso sejam atingidos determinados objetivos de vendas em 2028.
O acordo adiciona uma das mais populares marcas de conhaque, juntamente com a Hennessy da LVMH e a Remy Martin da Remy Cointreau, ao portfólio da Campari, que detém um licor com o nome da própria marca e a Aperol.
Esta é a aquisição número 27 desde a entrada para o cargo do CEO Bob Kunze-Concewitz, há 16 anos na liderança da empresa e que se irá reformar em abril. Sob a sua administração as vendas da Campari passaram de 1,9 mil milhões em 20219 para uns estimados três mil milhões em 2023.
O acordo permite à marca de bebidas "construir alavancagem num das categorias mais relevantes de bebidas espirituosas nos Estados Unidos", bem como "transformar o seu perfil de crescimento na Ásia", refere o documento.
A aquisição acontece numa altura desafiante para os produtores de conhaque, que se têm deparado com menor procura, particularmente dos consumidores norte-americanos, depois de um aumento acentuado da procura durante a pandemia de covid-19.
Já em 2022, a Campari comprou a produtora de bourbon norte-americana Wilderness Trail Distillery, numa tentativa das empresas de bebidas alcoólicas europeias de alargarem o leque de espirituosas, incorporando outras bebidas como tequila e whiskey americano.
O acordo prevê ainda um valor adicional máximo de 120 milhões de dólares em 2029, caso sejam atingidos determinados objetivos de vendas em 2028.
Esta é a aquisição número 27 desde a entrada para o cargo do CEO Bob Kunze-Concewitz, há 16 anos na liderança da empresa e que se irá reformar em abril. Sob a sua administração as vendas da Campari passaram de 1,9 mil milhões em 20219 para uns estimados três mil milhões em 2023.
O acordo permite à marca de bebidas "construir alavancagem num das categorias mais relevantes de bebidas espirituosas nos Estados Unidos", bem como "transformar o seu perfil de crescimento na Ásia", refere o documento.
A aquisição acontece numa altura desafiante para os produtores de conhaque, que se têm deparado com menor procura, particularmente dos consumidores norte-americanos, depois de um aumento acentuado da procura durante a pandemia de covid-19.
Já em 2022, a Campari comprou a produtora de bourbon norte-americana Wilderness Trail Distillery, numa tentativa das empresas de bebidas alcoólicas europeias de alargarem o leque de espirituosas, incorporando outras bebidas como tequila e whiskey americano.