Notícia
Deutsche Telekom analisa sair do mercado espanhol
A Deutsche Telekom está a estudar a viabilidade de todas as operações internacionais que detém, num levantamento decidido por René Obermann, o novo líder da operadora de telecomunicações alemã, que tomou posse em Novembro. A venda das participações que nã
A Deutsche Telekom está a estudar a viabilidade de todas as operações internacionais que detém, num levantamento decidido por René Obermann, o novo líder da operadora de telecomunicações alemã, que tomou posse em Novembro. A venda das participações que não são rentáveis a curto-prazo, para centrar esforços no mercado doméstico, foi a estratégia delineada pelo novo responsável.
A Deutsche Telekom, detida em 32% pelo Estado alemão, tem perdido quota no mercado doméstico nos últimos meses, tendo, entre Janeiro e Setembro do ano passado, visto os lucros cair 34%. A operadora conta ainda com uma dívida de 38 mil milhões de euros.
Segundo avança hoje o Expansión, uma das operações onde a Telekom poderá desinvestir é a Ya.com, empresa espanhola detida pela Deutsche, que oferece voz e Internet e que conta com 400 mil clientes, o que a coloca no quarto posto das operadoras a actuar em Espanha, atrás da Telefónica, Ono e Orange. A Deutsche Telekom e a Ya.com não comentaram a notícia do diário espanhol.
Além da venda da Ya.com, a Deutsche também congelou as negociações que vinham mantendo com a Telefónica para lançar um operador móvel virtual em Espanha, que, de acordo com o Expansión, já estavam muito avançadas.