Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Departamento de Justiça investiga IBM por alegados subornos

A IBM, empresa de informática americana, está a ser investigada pelo Departamento de Justiça americano por alegada corrupção na Polónia, Argentina, Ucrânia e no Bangladesh, e por suborno pela Comissão de Valores Imobiliários (SEC).

IBM Portugal tem novo presidente
03 de Maio de 2013 às 14:01
  • ...

O Departamento de Justiça está a investigar se a IBM violou a Lei dos Estados Unidos de Práticas Corruptas no Exterior (FCPA na sigla inglesa), afirmou a empresa. Na Polónia, o Departamento de Justiça americano está focado numa transacção que o Departamento Polaco Anti-Corrupção também já se encontrava a estudar, depois de uma denúncia de um antigo funcionário da IBM, segundo noticia a Bloomberg.

 

O Departamento de Justiça americano está também a escrutinar novos territórios, numa altura em que a IBM tenta chegar a um acordo com o SEC sobre a actividade na China e na Coreia do Sul.

 

A IBM está a cooperar nas investigações, disse a empresa.

 

Em Março de 2011 a empresa afirmou ter acordado o pagamento de 10 milhões de dólares, cerca de 7,6 milhões de euros, à SEC depois de alegadas suspeitas de suborno por um contrato de 54 milhões de dólares com o governo americano.

 

“Esta é uma empresa que tem um historial de violações de matérias da FCPA”, afirmou o juiz Richard Leon, encarregue do caso anterior.

 

A FCPA proíbe que empresas ou indivíduos subornem oficiais para tirar vantagens. Empresas estrangeiras e nacionais também podem ser processadas caso os actos de corrupção ocorram nos Estados Unidos.

Ver comentários
Saber mais IBM SEC Departamento de Justiça americano suborno
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio