Notícia
Danone poderá vender unidade de nutrição médica à Hospira
As duas companhias estarão em negociações há várias semanas, falando o Financial Times num montante de 5 mil milhões de dólares (cerca de 3,7 mil milhões de euros).
A Danone está em negociações com a americana Hospira, rumo à venda da sua unidade de nutrição médica. A informação foi avançada este domingo, 27 de Julho, pelo Financial Times.
Há vários meses que a maior fabricante de iogurtes do mundo tenta vender esta unidade. A Nestlé e a Fresenius estiveram entre os interessados para o negócio.
Contudo, fontes consultadas pela publicação admitem que a Hospira – que produz o sistema de alimentação por sonda Nutrison – será a candidata mais provável para fechar negócio. As duas companhias estarão em negociações há várias semanas, falando o Financial Times num montante de 5 mil milhões de dólares (cerca de 3,7 mil milhões de euros).
A publicação revela também que o negócio permitiria à americana Hospira – com um valor de mercado de aproximadamente 9 mil milhões de dólares - mudar a sua base de tributação para França, num processo conhecido como inversão fiscal.
A operação poderia significar fundos adicionais para que a fabricante francesa de iogurtes possa investir em novas aquisições, nomeadamente a Mead Johnson Nutrition, diz a Bloomberg. A companhia, com um valor de mercado de 19 mil milhões de dólares, representaria um reforço da Danone no negócio da comida para bebé.
O negócio de nutrição médica da Danone representa o segmento menor da companhia, com cerca de 6,5% das vendas totais. Metade das receitas da Danone é proveniente dos produtos lácteos frescos. A companhia possui ainda unidades de água engarrafada e nutrição infantil.
Ambas as empresas não quiseram comentar a situação, tanto à Bloomberg como ao Financial Times. Os rumores levaram as acções da Danone a valorizar 2,6%.