Notícia
Cultura agrupa teatros nacionais, Cinemateca e Companhia Nacional de Bailado
A criação de um Agrupamento Complementar de Empresas foi a escolha do Governo para agrupar Teatro D. Maria II, São João e São Carlos com Cinemateca e Companhia Nacional de Bailado. Partilhar serviços e reduzir custos são os principais objectivos desta reestruturação.

Cinemateca (que era instituto), Companhia Nacional de Bailado (que integrava a Opart), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de São Carlos e Teatro Nacional São João serão transformadas em Empresas Públicas Empresariais (EPE), mas reunidas no Agrupamento Complementar de Empresas, lê-se no comunicado.
As áreas partilhadas, segundo fonte da secretaria de Estado da Cultura, citada pela Lusa, passam pela gestão patrimonial, gestão de recursos humanos e financeira, compras, logística, apoio jurídico, publicidade e comunicação, entre outros. A mesma fonte garante que o Agrupamento Complementar "permitirá reduzir em cerca de 180 mil euros os custos anuais relacionados com os cargos dirigentes, passando a contar com apenas sete administradores".