Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CR7 entra na Vista Alegre e avançam juntos para o Oriente

Além de 10% da Vista Alegre SGPS, a empresa de Cristiano Ronaldo adquire 30% do capital da Vista Alegre Espanha. A parceria inclui ainda uma "joint-venture" no Médio Oriente e na Ásia.

Reuters
  • ...

Cristiano Ronaldo comprou 10% da Vista Alegre Atlantis SGPS, "em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira", que detém a empresa de porcelanas e cristais, segundo o comunicado divulgado esta sexta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O montante pago por Ronaldo não foi divulgado, sendo certo que quando a bolsa fechou nesta sexta-feira aqueles 10% valiam 17,27 milhões de euros.

A operação, feita através da CR7 SA, inclui ainda a aquisição, "a concretizar nos próximos dias", de 30% do capital da Vista Alegre Espanha.

Mas está longe de ficar por aqui: "As partes acordaram ainda a criação conjunta em partes iguais de uma nova empresa no Middle East & Asia [Médio Oriente e Ásia], cujo objetivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias", informou a Vista Alegre.

"Esta colaboração entre ambos permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium", pode ainda ler-se no comunicado.

"A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo", disse Cristiano Ronaldo, citado pelo comunicado. "A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português. Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo", acrescentou.

Do lado do grupo de Viseu, Fernando Campos Nunes, dono e fundador da Visabeira, que detém a Vista Alegre, diz ser um "grande entusiasmo" receber Cristiano Ronaldo como investidor, falando mesmo na "união de duas das mais relevantes e unânimes marcas portuguesas".

"Cristiano Ronaldo é um elemento indissociável de Portugal. Consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da Terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento. É verdadeiramente uma marca planetária. Para além disso, tem um enorme orgulho no seu país e todos o admiram. Assim também são a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro", refere Fernando Campos Nunes, citado no comunicado. "Por isso, a coordenação de esforços destas que são as marcas portuguesas mais internacionais, só pode ser boa para todos: Cristiano Ronaldo, Vista Alegre e Portugal", acrescentou.

A empresa de porcelanas e cristais sublinha ainda que este acordo ocorre quando a marca comemora os 200 anos de existência e recorda que "a ligação da Vista Alegre ao futebol vem de longe": a família Pinto Basto, que fundou a empresa, "teve um papel fundamental" na introdução deste deporto em Portugal, "tendo sido os bisnetos do fundador que, em 1886, trouxeram para Portugal a primeira bola de futebol e que, a 22 de janeiro de 1889, organizaram o primeiro jogo oficial que ocorreu nos terrenos da atual Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa".

Em 2023, os mercados externos continuaram a representar mais de dois terços do total da empresa (69,2% do volume de negócios), destacando-se vários países europeus — França, Espanha, Alemanha e Itália —, mas também Estados Unidos e Brasil.

Alcançou nesse ano um lucro de 6,8 milhões de euros, mais 22,3% do que o valor registado no ano anterior, e um volume de negócios de 129,6 milhões de euros, uma quebra de 9,6%.

Ver comentários
Saber mais Cristiano Ronaldo futebol empresas indústria porcelanas cristais Visabeira Vista Alegre Fernando Campos Nunes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio