Notícia
Contas na Suíça da Afinsa sob investigação
A polícia espanhola está a investigar contas na Suíça detidas pela Afinsa e pelo Fórum Filatélico, as empresas alegadamente envolvidas na “fraude dos selos”.
A polícia espanhola está a investigar contas na Suíça detidas pela Afinsa e pelo Fórum Filatélico, as empresas alegadamente envolvidas na "fraude dos selos".
Segundo a agência Europa Press, que cita o "El Mundo", são várias as contas bancárias naquele país, num total de 240 milhões de euros, que estão a ser investigadas desde a revelação do escândalo que terá defraudado milhares de investidores espanhóis e, em menor número, também portugueses.
Segundo as mesmas fontes, a investigação sobre o património real dos responsáveis da Afinsa e do Fórum Filatélico aponta para a existência de activos fora da Península Ibérica, havendo informação que aponta para vários "paraísos fiscais", incluindo Gibraltar, Andorra, Suíça e as ilhas do Canal da Mancha.
O "El Mundo" acrescenta que o Fisco espanhol detectou há cinco anos que o Fórum Filatélico não comprava os selos de forma directa, mas através de sociedades instrumentais com sede nesses "paraísos fiscais". Entretanto, a Polícia encontrou 10 milhões de euros escondidos na casa de um dos sócios da Afinsa, Francisco Guijarro.