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Confiança dos consumidores portugueses e clima económico aumentam após meses em queda

Evolução da confiança dos consumidores em dezembro deve-se ao "contributo positivo" de todas as componentes, desde as expectativas de evolução futura da situação económica do país até à da situação financeira do agregado familiar. Indicador do clima económico também melhorou.

Vítor Mota
02 de Janeiro de 2024 às 14:24
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O indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro, após ter diminuído nos quatro meses anteriores, de acordo com dados publicados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A evolução deste indicador em dezembro resultou do contributo positivo de todas as componentes: expectativas de evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar e perspetivas da evolução futura de realização de compras importantes por parte das famílias.

O indicador de clima económico (que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos às empresas) seguiu a mesma tendência, registando um crescimento em novembro e dezembro, depois de um recuo verificado nos dois meses imediatamente anteriores.

Segundo detalha o INE, os indicadores de confiança aumentaram no Comércio e nos Serviços, tendo diminuído na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas.

O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda aumentou em dezembro em todos os setores, após ter diminuído nos últimos dois meses na Indústria Transformadora, no Comércio e na Construção e Obras Públicas.

Os dados foram recolhidos junto dos consumidores entre os dias úteis de 2 e 18 de dezembro (com 1.513 respostas obtidas através de entrevistas telefónicas) e, entre os dias 1 e 22, no caso dos inquéritos às empresas, através do Webinq.


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