Notícia
Concorrência efectuou buscas em empresas de manutenção ferroviária
A Autoridade da Concorrência confirmou, em comunicado, que realizou buscas e apreensões em sete instalações de nove empresas de manutenção ferroviária, por suspeitas de cartel no sector.
A Autoridade da Concorrência (AdC) confirmou esta terça-feira, 25 de Julho, que realizou, nos últimos dias, buscas e apreensões em sete instalações de nove empresas de manutenção ferroviária.
As empresas em causa localizam-se nas áreas da Grande Lisboa e Porto, e foram alvo destas diligências devido a indícios de cartel no sector, que fundamentam suspeitas de infracção à Lei da Concorrência.
Em comunicado, o organismo liderado por Margarida Matos Rosa (na foto) explica que as suspeitas resultaram de uma denúncia efectuada no âmbito da campanha de Combate ao Conluio na Contratação Pública que a Autoridade da Concorrência tem levado a cabo, desde 2016, junto de entidades adjudicantes e das entidades com funções de fiscalização e monitorização dos procedimentos de contratação pública.
"Desde o início do ano, a AdC já realizou diligências de busca e apreensão em 35 instalações de 36 entidades, nos sectores do transporte fluvial turístico, ensino da condução, distribuição e grande distribuição e segurador", avança o comunicado, acrescentando que as diligências desta natureza configuram um meio de obtenção de prova, o que não significa que as empresas visadas venham a ser objecto de condenação.
A Autoridade da Concorrência decretou o segredo de justiça neste processo a fim de preservar os interesses da investigação.