Notícia
Concorde reinicia voos a partir de hoje
Os aviões supersónicos Concorde das companhias aéreas Air France e British Airways reiniciaram hoje os voos de ligação entre a Europa e os EUA, colocando fim a mais de um ano de interregno, após a queda de um dos jactos.
Um voo da Air France levantou hoje voo a partir de Paris, com destino ao aeroporto John F. Kennedy, na cidade norte-americana de Nova Iorque, enquanto um Concorde da British Airways saiu de Londres, com o mesmo destino.
O voo da British Airways levou a bordo apenas executivos da companhia, empresários convidados e jornalistas, com a retoma dos voos comerciais a estar prevista para a próxima sexta-feira. No caso da Air France, o voo de hoje esteve já aberto ao público em geral.
As companhias decidiram voltar a utilizar os aviões supersónicos para efectuar a travessia do Atlântico, apesar do decréscimo do tráfego aéreo com destino aos EUA, após os ataques terroristas de 11 de Setembro.
A interrupção dos voos esteve relacionada com os receios relativos com a segurança do Concorde, depois do acidente que ocorreu no ano passado, vitimando 113 pessoas.
As acções da British Airways ganhavam 9,25% para as 1,68 libras (2,74 euros ou 549 escudos), em Londres, enquanto as da Air France subiam 3,15% para os 13,10 euros (2.626 escudos), na Bolsa de Paris.