Notícia
Comitiva do BBVA diz encontro com Sampaio só para apresentar cumprimentos
Uma comitiva de 5 responsáveis máximos do BBVA encontrou-se hoje com o Presidente da República, durante 35 minutos, que serviu apenas para apresentar cumprimentos a Jorge Sampaio, sugerindo que o tema BCP não foi abordado.
Francisco Gonzalez, presidente do espanhol BBVA, José Ignácio Goirigolzarri, Vera Jardim, o presidente do BBVA Portugal, Pedro Uriarte e um consultor do banco em Espanha, integram a comitiva que marcou presença hoje em Lisboa, tendo reunido com quadros do banco em Portugal, o primeiro ministro Durão Barros, antes de se ter dirigido a Belém.
Esta comitiva escusou-se a fazer qualquer comentário à saída do encontro com Jorge Sampaio, que teve inicio às 18h15. Apenas Vera Jardim, administrador do BVBVA Portugal, referiu a intenção que esteve em causa para a marcação deste encontro.
«Viemos só dar cumprimentos», afirmou.
Alguma imprensa fazia antever que o BBVA, o maior banco espanhol, teria vindo a Portugal para mostrar a sua intenção de comprar parte do capital do Banco Comercial Português [BCP], tendo mesmo para o efeito acedido a fazer parte do consórcio que lidera o aumento de capital do banco português que permitia ter uma posição de referência na referida instituição financeira.
Esta possibilidade impulsionou a cotação das acções do BCP nas últimas sessões, tendo o banco liderado por Jardim Gonçalves registado hoje uma valorização superior a 5%.