Notícia
CGD vende 1,9% do Banco Itaú em Bolsa
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vendeu, na Bolsa de Valores de São Paulo, 1,9% das acções do Banco Itaú, transacção que rendeu 124,7 milhões de euros (25 milhões de contos) ao banco estatal português, noticiou o «Público».
Segundo a mesma fonte, foi a Itaúsa, «holding» que controla cerca de 70% do Banco Itaú, que comprou parte da posição da CGD no banco brasileiro.
A CGD detinha uma participação de 4,58% do capital social do Banco Itaú, desde 1995, contabilizado em 72,32 milhões de euros (14,5 milhões de contos) e correspondente a 8% dos direitos de voto.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Investimentos Itaú (Itausa) rescindiram o acordo que mantinham como accionistas do Banco Itaú, pelo qual a CGD ficou livre para alienar a sua posição no banco brasileiro.
A CGD e a Itausa tinham um acordo que permitia à instituição financeira portuguesa, accionista minoritário do Banco Itaú, eleger dois membros para o conselho de administração do banco brasileiro, indicando um deles para o comité consultivo internacional do Itaú.