Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Casas devolvidas aos bancos aumentam 74%

No primeiro trimestre deste ano foram entregues em dação em pagamento cerca de 2.300 imóveis (só em Março foram 810), tanto por particulares como por promotores imobiliários. O resultado obtido, comparativamente ao período homólogo do ano passado, resultou num aumento em cerca de 74%.

17 de Abril de 2012 às 18:22
  • ...
Os dados são da APEMIP, e na óptica da associação do sector demonstram "um início de ano difícil, com elevados níveis desconfiança num mercado nacional e global debilitado, fruto da instabilidade económica e política que se vive e que pode resultar no colapso do sector".

De acordo com as estimativas da APEMIP, verifica-se que as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto concentram 39,4% dos imóveis entregues em dação em pagamento. Dos 10 municípios mais penalizados (no seu conjunto representam 28% das observações registadas desde o início do ano; 35,5% em Março), apenas três (Valongo, V.N.Gaia, Sintra) pertencem a estas duas unidades territoriais, sendo restantes pertencentes a zonas distintas do país (Santa Cruz-Madeira, Guimarães, Funchal, Albufeira, Tavira, Vila do Bispo e Lagos).

A Área Metropolitana do Porto representou 17,5% das dações em pagamento registadas (20,9%, considerando Março), sendo que a de Lisboa, encerra 22% no primeiro trimestre e 18,5% em Março. Estes dados permitem constatar uma desconcentração para fora dos grandes centros urbanos. Valongo, Guimarães, Albufeira, Vila do Bispo, Tavira, Lagos, Santa Cruz (Madeira), Funchal, foram responsáveis, para o período em causa, por mais de metade da totalidade dos imóveis entregues em dação.

Transacções descem 18%

No que toca às transações de imóveis, no primeiro trimestre de 2012, foram negociados cerca de 43.000 entre urbanos, rústicos e mistos, o que correspondeu a uma quebra homóloga de 18%. Estima-se que no mês de Março, as transações tenham ascendido a 14.000, registando um decréscimo de aproximadamente 19% face ao ano transacto.

No período em análise as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto concentraram cerca de 32,6% das transações registadas em Portugal (32,8% em Março), sendo que dos 10 municípios mais relevantes (com mais de 20,4% das transações concretizadas no primeiro trimestre de 2012, e 20,3% concretizadas em Março), apenas quatro (Braga, Coimbra, Leiria e Albufeira) não pertencem a estas duas unidades territoriais.

Em termos nacionais, no primeiro trimestre do ano de referir ainda que cerca de 39 municípios conseguiram assegurar a realização de, pelo menos, 250 transacções imobiliárias desde o início do ano (12,7% dos 308 concelhos portugueses sobretudo concentrados na orla litoral do país) e que 171, continuaram sem garantir a concretização de, pelo menos,100 negócios imobiliários ao longo do primeiro trimestre de 2012.
Ver comentários
Saber mais Imobiliário APEMIP dação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio