Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Caixa BI recomenda aceitar OPA sobre Portucel

O Caixa Banco de Investimento, que a par do BES está a assistir a Semana na OPA lançada sobre a Portucel, recomenda aos clientes a aceitação da oferta a 1,55 euros, um valor acima da avaliação de 1,50 euros que os analistas do banco calculam para as acçõe

07 de Julho de 2004 às 10:44
  • ...

O Caixa Banco de Investimento, que a par do BES está a assistir a Semana na OPA lançada sobre a Portucel, recomenda aos clientes a aceitação da oferta a 1,55 euros, um valor acima da avaliação de 1,50 euros que os analistas do banco calculam para as acções da empresa de pasta e papel.

Na sequência do entendimento da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que deveriam ser atribuídos à Semapa [SEMA] 55% dos direitos de voto da Portucel e da solicitação para que a Semapa avançasse com uma OPA sobre aquela empresa, a cimenteira liderada por Pedro Queiroz Pereira fez ontem à noite um anúncio preliminar de lançamento de uma OPA sobre a totalidade das acções da Portucel [PTCL] que ainda não sejam por si detidas ao preço de 1,55 por acção.

Numa nota a clientes, os analistas do Caixa – Banco de Investimento (Caixa BI) dizem que «face à nossa avaliação da Portucel e tendo em conta o preço oferecido pela Semapa, consideramos que os investidores deverão atender à oferta efectuada». A casa de investimento sugere um preço alvo de 1,50 euros para as acções da empresa de pasta e papel, cinco cêntimos abaixo da contrapartida da OPA.

O Caixa BI e o Banco Espírito Santo de Investimento são os dois intermediários financeiros escolhidos pela Semapa para assistência à presente OPA.

A Semapa controla directamente 30% da Portucel e este anúncio preliminar já era esperado desde que foi conhecida a posição da CMVM, que ontem, na voz de Teixeira dos Santos disse que o prazo para o anúncio já estaria esgotado.

Caso o Estado venha a alienar a participação de 26% que ainda detém na empresa de pasta e papel, o investimento da Semapa ascenderá a 832 milhões de euros. Se o Estado decidir não vender a sua posição, o investimento será reduzido para 523 milhões de euros.

Os analistas do BPI referem que o impacto deste anúncio na cotação das acções será «neutral», já que após a interpretação da CMVM desvendada na segunda-feira, esta decisão já era de esperar. O banco avalia as acções da Portucel em 1,59 euros, enquanto para a cimenteira sugere um preço alvo de 3,80 euros.

As acções da Portucel negociavam em subida de 2,68% para 1,53 euros, com 1,65 milhões de valores negociados. A Semapa que ontem sofreu uma 3,13%, recuperava hoje 1,35% a marcar 3,76 euros, com apenas um bloco de 150 acções negociado.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio