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Burger King rescinde contrato com Ibersol para deter a marca em Portugal

Na nota divulgada ao final da noite de sábado no 'site' da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol garantiu que "analisará com os seus assessores as implicações decorrentes" desta rescisão "e tomará as medidas julgadas necessárias para proteger os seus interesses".

D.R.
06 de Fevereiro de 2022 às 16:52
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A Burger King rescindiu o contrato com a Ibersol para desenvolvimento da marca em Portugal, invocando incumprimento na abertura e remodelação de restaurantes, numa decisão que esta empresa considera "injusta e desajustada", segundo um comunicado enviado à CMVM.

Na nota divulgada ao final da noite de sábado no 'site' da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol garantiu que "analisará com os seus assessores as implicações decorrentes" desta rescisão "e tomará as medidas julgadas necessárias para proteger os seus interesses".

Segundo explicou, a Burger King (BK) Portugal comunicou-lhe "a sua decisão de rescindir o contrato de desenvolvimento da marca Burger King em Portugal, invocando o incumprimento da obrigação de proceder à abertura de dois restaurantes e à remodelação de três restaurantes no ano de 2021 (para além dos 12 restaurantes inaugurados e das sete remodelações concretizadas em 2021)".

Adicionalmente, a Burger King informou "ter posto termo às conversações com vista à renegociação do aludido contrato de desenvolvimento", embora "sem prejuízo da sua disponibilidade para analisar propostas de construção de novos restaurantes por parte da Ibersol e de autorizar essa construção, se tal vier a ser considerado vantajoso do ponto de vista dos interesses da marca".

O contrato de desenvolvimento permitia que a Ibersol construísse mais 27 novos restaurantes durante os anos de 2022 e 2023.

Para a Ibersol, "a decisão tomada pela Burger King Portugal é injusta e desajustada, em particular porque a conclusão dos referidos dois restaurantes e a remodelação de outros três será concretizada até 30 de abril".

A Ibersol considerou ainda que "não foram valoradas adequadamente" pela BK Portugal "as limitações impostas à atividade das empresas portuguesas durante o ano transato, no qual o confinamento geral e o regime de trabalho limitado aplicável durante períodos substanciais tornaram impossível o normal funcionamento dos serviços públicos, originando atrasos significativos na obtenção de licenciamentos de projetos".

Quanto aos contratos de franquia dos 119 restaurantes da insígnia Burger King de que a Ibersol é proprietária no território português, "continuam válidos e vigentes", garantindo a empresa que "continuará a operar tais estabelecimentos com o melhor standard de serviço e qualidade".
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