Notícia
BT e Vodafone preparam aquisição de participação na Airtel
As duas operadoras britânicas, British Telecom e Vodafone AirTouch prosseguem conversações para a realização de uma oferta conjunta sobre a posição que o Banco Santander Central Hispano (BSCH)...
A Airtel continua a ser o alvo das atenções, desta vez com a BT e a Vodafone, em conjunto, a pretenderem adquirir os 30,45% detidos pelo BSCH no capital da operadora espanhola, informa o jornal espanhol «Cinco Dias».
O objectivo destas conversações é o fortalecimento da cooperação global de ambas as operadoras britânicas noutros países como a França, o Japão e a Coreia, onde partilham de posições accionistas. Prosseguindo com esta estratégia a aquisição por ambas da Airtel, manteria intactas as suas relações e no entanto protegeria os interesses comuns, uma vez que serviria para fazer descer o preço da participação do BSCH.
O grande problema que se apresenta com a oferta conjunta, é o modo de pagamento. Algumas fontes defendem que o intercâmbio de acções se manterá, ficando o BSCH com uma posição de cerca de 2% tanto na BT como na Vodafone AirTouch. No entanto, outras fontes adiantam que o banco espanhol não veria com bons olhos a troca de uma posição forte num só grupo, por duas participações meramente financeiras.
Por outro lado, a alemã Mannesmann, conseguiu um prolongamento adicional de uma semana, por parte das autoridades daquele país, para a preparação de documentos que permitirão defender-se da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Vodafone AirTouch no valor de 147 mil milhões de euros (29,4 mil milhões de contos).