Notícia
BSCH aguarda «luz verde» para comprar o BTA e o CPP
O Banco Santander Central Hispano (BSCH) aguarda a aprovação da União Europeia (UE) para proceder à aquisição do Banco Totta & Açores (BTA) e ainda do Crédito Predial Português (CPP), dando deste...
A Comissão Europeia (CE) irá confirmar que a aquisição por parte do maior banco espanhol não afectará as leis da concorrência na Europa.
O Governo português, por sua vez, deu já a sua aprovação à aquisição feita pelo BSCH ao grupo Champalimaud, garantindo assim a realização do maior investimento estrangeiro no sector bancário nacional.
O BSCH pagará 1,5 mil milhões de euros (300 milhões de contos) pela posição de controlo nas quatro instituições detidas pelo grupo financeiro nacional, no entanto manterá apenas o BTA e o CPP, tendo acordado a venda da seguradora Mundial Confiança e do Banco Pinto & Sotto Maior (BPSM) à Caixa Geral de Depósitos (CGD). De seguida a instituição financeira estatal deverá alienar esta posição a um grupo financeiro português.
As acções do BTA, às 13h30, registavam uma valorização de 0,21% para cotarem nos 23,82 euros (4.775 escudos), enquanto o CPP verificava uma depreciação de 0,15% ao negociar nos 13,07 euros (2.620 escudos).