Notícia
Brasileira TAM encomenda 37 aviões à Airbus
A maior companhia de voos domésticos do Brasil, a TAM, fez uma encomenda para a compra de 37 aviões Airbus.
A maior companhia de voos domésticos do Brasil, a TAM, fez uma encomenda para a compra de 37 aviões Airbus.
A expansão da frota, um investimento avaliado em três mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) a preços de catálogo, visa responder ao aumento da procura resultante do colapso da Varig, mas também reduzir os custos com os combustíveis.
A TAM encomendou ao fabricante europeu 15 aeronaves A319, 16 do modelo A320, ambos aviões de médio curso. A companhia brasileira vai ainda adquirir seis aviões A330-200 que permitem realizar voos de maior alcance, incluindo intercontinentais.
As entregas vão decorrer entre este ano e 2010. Os novos aviões vão substituir os modelos Fokker-100 da companhia brasileira com sede em S. Paulo.
A opção por aviões com maior capacidade é justificada não só pela forte expansão da procura, mas também pela necessidade de reduzir o custo por passageiro/quilómetro transportado.
Segundo analistas citados pela Bloomberg, a encomenda à Airbus representa um golpe para o fabricante brasileiro Embraer que estava a tentar vender à TAM o seu modelo de menor dimensão, o Embraer 190.