Notícia
Brasil multa McDonald’s por incentivar crianças a maus hábitos alimentares
O Brasil multou a McDonald’s devido à cadeia de fast-food incentivar as crianças a maus hábitos alimentares com o famoso menu para crianças, o "Happy Meal".
07 de Dezembro de 2011 às 13:26
De acordo com o “El Mundo”, o Brasil multou a McDonald’s em 1,3 milhões de euros.
A cadeia de fast-food é acusada de estimular as crianças com maus hábitos alimentares com o seu menu infantil “Happy Meal”.
A Fundação de Protecção e Defesa do Consumidor de São Paulo impôs a sanção, após uma queixa de um grupo de consumidores brasileiros. Os mesmos denunciaram que a McDonald’s encoraja “a formação de falsos valores de alimentação” ao usar “brinquedos para vender comida às crianças”.
Já em 2009, um procurador brasileiro recomendou à McDonald’s e a outras cadeias de fast-food que deixassem de oferecer presentes juntamente com os menus infantis, para evitar que incitassem uma alimentação pouco saudável às crianças.
No ano passado, também uma ONG apresentou queixa contra a cadeia de fast-food devido a esta oferecer brinquedos com a comida.
Apesar dos esforços de algumas instituições internacionais e das queixas para que este tipo de publicidade fosse eliminada, a McDonald’s já realizou desde então 18 campanhas publicitárias dirigidas às crianças nas quais utiliza brinquedos para aliciar a venda dos seus menus infantis.
De acordo com o “El Mundo”, a cadeia de fast-food nega ter agido mal e afirma que os brinquedos podem ser adquiridos independentemente dos menus.
A cadeia de fast-food é acusada de estimular as crianças com maus hábitos alimentares com o seu menu infantil “Happy Meal”.
Já em 2009, um procurador brasileiro recomendou à McDonald’s e a outras cadeias de fast-food que deixassem de oferecer presentes juntamente com os menus infantis, para evitar que incitassem uma alimentação pouco saudável às crianças.
No ano passado, também uma ONG apresentou queixa contra a cadeia de fast-food devido a esta oferecer brinquedos com a comida.
Apesar dos esforços de algumas instituições internacionais e das queixas para que este tipo de publicidade fosse eliminada, a McDonald’s já realizou desde então 18 campanhas publicitárias dirigidas às crianças nas quais utiliza brinquedos para aliciar a venda dos seus menus infantis.
De acordo com o “El Mundo”, a cadeia de fast-food nega ter agido mal e afirma que os brinquedos podem ser adquiridos independentemente dos menus.