Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BP acusada de negligência no acidente da Deepwater Horizon

EUA acusam BP de negligência no acidente que ocorreu na plataforma petrolífera do Golfo do México em 2010.

Negócios 05 de Setembro de 2012 às 15:10
  • ...
O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) pretende provar que, no caso do acidente que ocorreu na plataforma petrolífera Deepwater Horizon em Abril de 2010, a BP foi negligente.

Antes de o acidente ocorrer, os advogados do DoJ já tinham trocado emails com os trabalhadores da BP, acusando a empresa de uma “cultura de irresponsabilidade empresarial”, segundo o jornal “Financial Times”.

Se o governo norte-americano conseguir provar negligência por parte da BP, o valor a pagar pelos danos causados poderá triplicar para os 21 mil milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros), de acordo com a BBC.

O acidente no poço Macondo, na plataforma petrolífera de Deepwater Horizon, em Abril de 2010, matou 11 trabalhadores e provocou o derrame do equivalente a 4 milhões de barris de petróleo. Desencadeou centenas de processos contra a BP e provocou uma queda das acções da empresa na bolsa que desde então se mantém 30% abaixo do nível em que se encontravam antes do acidente, segundo a Bloomberg.

“Outros problemas levantados pelo governo ilustram simplesmente que a disputa sobre os factos subjacentes [ao acidente] permanece”, disse Mark Salt, porta-voz da BP, à agência noticiosa norte-americana. A petrolífera acredita que não foi negligente e espera poder demonstrá-lo no julgamento.

O julgamento terá lugar em Janeiro do próximo ano.

Ver comentários
Saber mais BP negligência Deepwater Horizon acidente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio