Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BNP Paribas reaviva receios no mercado hipotecário

O banco francês BNP Paribas congelou três fundos que investem no mercado hipotecário, alegando que os activos estão, neste momento, subavaliados. Esta medida reavivou os receios nos mercados mundiais quanto à evolução do mercado hipotecário de alto risco

09 de Agosto de 2007 às 09:42
  • ...

O banco francês BNP Paribas congelou três fundos que investem no mercado hipotecário, alegando que os activos estão, neste momento, subavaliados. Esta medida reavivou os receios nos mercados mundiais quanto à evolução do mercado hipotecário de alto risco ("subprime") e está a penalizar todas as bolsas europeias.

Os investidores dos fundos Parvest Dynamic ABS (comercializado em Portugal), do BNP Paribas ABS Euribor e do BNP Paribas ABS Eonia (que tem uma variante no mercado nacional) estão assim impedidos de levantar capital. Estes fundos de maior banco francês gerem cerca de dois mil milhões de euros, sendo que cerca de dois terços estão investidos em títulos de créditos imobiliários concedidos nos EUA.

"A completa evaporação de liquidez em certos segmentos do mercado de securitização nos EUA tornou impossível avaliar correctamente os activos, tendo em conta o seu ‘rating’", afirmou o BNP Paribas em comunicado. Há uma semana, o presidente do banco dizia que os problemas no mercado "suprime" eram "absolutamente insignificantes".

A decisão de congelar os fundos teve lugar após uma forte desvalorização de alguns fundos, particularmente do ABS Euribor, que perdeu 18% entre 24 de Julho e 7 de Agosto.

Os títulos do BNP Paribas caem 3,12% para os 82,78 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio