Notícia
Bial contrata ex-CEO da Roche para a administração
Franz Humer é o novo administrador não executivo da farmacêutica portuguesa, que conta aproveitar a experiência e os contactos do gestor de 68 anos para reforçar a estratégia de internacionalização.
A farmacêutica portuguesa Bial anunciou esta segunda-feira, 26 de Janeiro, a contratação de Franz Humer (na foto) para integrar o conselho de administração, como membro não executivo. A entrada do ex-CEO e ex-chairman da Roche, de nacionalidade austríaca e suíça, é justificada pelo "reforço da estratégia de internacionalização para a próxima década".
Apresentado como "uma das personalidades internacionalmente mais respeitadas" na indústria farmacêutica, o gestor de 68 anos, que se aposentou da Roche em 2014 e desempenhou também funções de gestão na Shering Plough e na GlaxoSmithKline, liga-se agora à empresa da Trofa, que está presente em mais de 50 países e cujas vendas nos mercados internacionais representa já cerca de 60% do total facturado anualmente.
Citado em comunicado, Humer aponta a integração na administração da Bial como "um desafio" e garante ser uma empresa que acompanha "há muitos anos e que tem tido um percurso notável, alicerçado numa estratégia de longo prazo centrada na investigação e desenvolvimento, algo pioneiro em Portugal". Luís Portela, chairman da Bial, frisa que esta aquisição é "um reconhecimento do trabalho" da empresa. Segundo o "EU Industrial R&D Investment Scoreboard", em 2013 a Bial foi a segunda empresa portuguesa que mais investiu em investigação – e a 326.ª a nível europeu, tendo canalizado nesse ano 53,1 milhões de euros para essa área.
A nota bibliográfica de Franz Humer refere que é doutor em Direito, com um MBA pelo INSEAD, e tem no currículo passagens pelo conselho de administração do Citigroup e pelo conselho consultivo internacional da Allianz, entre outros. A integração no conselho de administração da Roche aconteceu em 1995, assumindo a presidência da divisão farmacêutica e a direcção de operações. Entre 1998 e 2008 assumiu a presidência executiva da empresa, tendo sido "chairman" de 2001 até Março de 2014.