Notícia
BGUESTNOW aposta em soluções tecnológicas para a área da hotelaria e turismo
O primeiro produto da BGUESTNOW, o B-Guest, é "um ‘concierge’ inteligente que torna as estadias dos hóspedes mais confortáveis e convenientes".
A BGUESTNOW é a "Startup Em Destaque" desta semana. Em baixo as respostas da empresa (enviadas por escrito) a questões colocadas pelo Negócios sobre a actividade da companhia.
O que é a BGUESTNOW, o que faz, onde e como nasceu?
A BGUESTNOW é uma empresa cujo negócio está centrado no desenvolvimento de soluções tecnológicas B2C para a área da hotelaria e turismo. O seu primeiro produto é o B-Guest que é um "concierge" inteligente que torna as estadias dos hóspedes mais confortáveis e convenientes, permitindo-lhes solicitar qualquer serviço (room service, reserva de restaurantes, marcação de uma massagem, pedido de um táxi...) a um hotel através dos seus próprios smartphones / tablets e sugerindo-lhes serviços de acordo com o seu perfil, tipo de viagem, hora do dia, meteorologia... Por outro lado, ajuda os hotéis a prestarem um melhor e mais diferenciador serviço, a aumentarem as vendas dos seus outlets e a obterem informação detalhada sobre o comportamento dos hóspedes durante as suas estadias. É uma empresa que faz parte do Grupo Nextway, que está sedeado em Miraflores. Nasceu em Setembro de 2013.
Quais são os principais indicadores financeiros da empresa e metas a atingir?
Resultados A empresa arrancou formalmente em Fevereiro de 2014. O objectivo inicial foi o de arranjar alguns clientes piloto. Conseguimos 3 a quem facturámos 4.750 euros. Só os voltaremos a facturar quando o B-Guest estiver devidamente testado e implementado nos seus hotéis. E só reiniciaremos a actividade comercial em Julho deste ano.
Nº trabalhadores Nos quadros da empresa está apenas 1. No entanto, dado que o B-Guest está integrado na Nextway, estão mais 7 pessoas a tempo inteiro a trabalhar no projecto.
Estrutura accionista 51% Mensurado & Sequeira (Fundo de Investimento Familiar) e 49% José Vieira Marques (Promotor Projecto)
Avaliação 1.500.000€
Capital angariado 120.000€
Capital necessário 300.000€
Quais são os factores diferenciadores da empresa?
O B-Guest trata-se de uma única aplicação para todos os hotéis, ou seja, ao entrar na aplicação escolhe-se o hotel que se pretende, com base numa listagem ou com base na localização do utilizador.
Tem um módulo de algoritmos inteligentes que permite conhecer ao pormenor cada hóspede e dar-lhe, de forma automática, informação relevante para a sua estadia em função de vários critérios.
Tem um valor de investimento associado entre 2 a 4 vezes menor que os seus concorrentes mais directos.
Permite uma implementação mais rápida e fácil.
Foca-se na hotelaria em geral e não apenas em hotéis de 5 estrelas.
Não obriga os clientes a qualquer período mínimo de fidelização.
Mercados onde está presente
Portugal e Brasil.
Quais são os objectivos para o futuro?
Numa primeira fase, pretendemos implementar o B-Guest nalgumas cadeias nacionais e internacionais, por forma a testarmos e consolidarmos a plataforma.
Para esta fase, contamos com investimento inicial dos fundadores da empresa, bem como pretendemos obter um novo financiamento que nos permita alavancar e acelerar a operação.
Numa segunda fase, faremos acordos com players de referência a nível mundial, para podermos vender o B-Guest em qualquer parte do mundo.
Após termos uma base consistente de clientes a nível mundial com excelentes referências, pretendemos redireccionar o nosso esforço de vendas para o nosso website, através de SEM, Adwords, Feiras de Turismo e campanhas nas Redes Sociais, para podermos massificar a penetração do B-Guest na hotelaria mundial.