Notícia
BESI quer "ajudar" empresas portuguesas a investir no México
O Banco Espírito Santo investimento (BESI) celebrou um acordo com o Bancomext, para criação de uma linha de crédito para operações de comércio exterior.
"Termos esta primeira linha do Bancomext vai permitir aumentar a nossa capacidade de envolvimento nas nossas operações no México e com as empresas mexicanas e portugueses", disse José Maria Ricciardi, presidente do BESI, à margem do encontro empresarial, Portugal México.
O responsável sublinhou que " BESI irá ajudar as empresas portuguesas a investir nesta extraordinária economia."
Enrique da la Madrid Cordero, director Geral do Bancomext, detalhou que esta linha de crédito servirá para "apoiar a sua subsidiária no México ( BESI), para áreas como o turismo, onde estamos muito activos, infra-estruturas, energias renováveis".
Quanto ao investimento em Portugal, Cordero diz que "há muito interesse das empresas mexicanas em investir em áreas como transportes, comunicações, portos, alimentos, porque vemos Portugal como um mercado importante e uma porta para a União europeia e também para os países africanos".
Ricciardi não quis deixar de referir que o Governo mexicano está empenhado nas reformas do país e que Portugal poderia tirar exemplo disso.
"O México tem feito um conjunto de reformas, em conjunto com os dois principais partidos da oposição à direita e à esquerda e acho que isso seria um belíssimo exemplo para o nosso país", disse Ricciardi, acrescentando "só se consegue fazer reformas estruturais quando os principais partidos do chamado arco da governação se entenderem nos aspectos fundamentais".