Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES analisa investimentos no sector ferroviário da Argentina

O Banco Espírito Santo (BES) está a analisar áreas possíveis de investimento na Argentina, nomeadamente no financiamento à modernização do sector ferroviário, tendo já iniciado contactos locais com o apoio da embaixada portuguesa,

11 de Fevereiro de 2004 às 10:16
  • ...

O Banco Espírito Santo (BES) está a analisar áreas possíveis de investimento na Argentina, nomeadamente no financiamento à modernização do sector ferroviário, tendo já iniciado contactos locais com o apoio da embaixada portuguesa, anunciou o ministério das Relações Exteriores daquele mercado latino-americano.

Em comunicado datado de 10 de Fevereiro, o ministério das Relações Exteriores da Argentina informou que «uma delegação do Banco Espírito Santo (BES) de Portugal, encabeçada por Nuno Cardoso e empresários portugueses, participação hoje [ontem]», num almoço de trabalho com Rafael Bielsa, ministro que tutela os Negócios Estrangeiros daquele país, e com Júlio de Vido, ministro da Planificação da Argentina.

De acordo com a mesma fonte, os representantes do banco «mantiveram vários encontros» na Argentina, com o objectivo de conhecer «os planos de obras públicas e analisar a viabilidade de concretizar novos investimentos».

Nomeadamente, «nas ditas reuniões mantiveram-se interessados nos planos de modernização da estrutura ferroviária, especialmente os projectos relacionados com as ligações ferroviárias Mar de Plata, Belgrano (cargas) e Trasandino Sur».

O comunicado especifica que «este banco estaria interessado em trabalhar conjuntamente com a empresa portuguesa Caminhos de Ferro Portugueses (CP)». A mesma fonte destaca ainda que o BES «regista uma experiência ampla nesta temática e que participou já no financiamento e gestão de importantes projectos ferroviários» em outras partes do mundo.

No encontro entre a delegação liderada pelo BES com os dois ministros argentinos estiveram ainda presentes António de Almeida Ribeiro, embaixador de Portugal naquele país e Jorge Amaral, presidente da Câmara de Comércio Luso-Argentina, adianta ainda o comunicado do ministério das Relações Exteriores e do Comércio Internacional da Argentina.

Citado pela agência noticiosa espanhola EFE, Jorge Amaral afirmou que o BES «quer estudar os planos de obras públicas que o governo [argentino] quer implementar para oferecer financiamento e execução de obras».

O mesmo responsável adiantou ainda: «queremos gerar uma corrente de investimentos lusitanos na Argentina porque consideramos que o país está em um caminho de confiança e firme na saída da crise».

A agência noticiosa refere ainda que, no âmbito do desenvolvimento dos investimentos lusos na Argentina, o ministro Rafael Bielsa comprometeu-se a reunir-se novamente em Março próximo com representantes de empresas portuguesas naquele país.

As acções do BES [BESNN] seguiam a subir 0,36%, para 13,18 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio