Notícia
Bertellsman adquire activos do Naspter por 8,7 milhões de euros
A Bertellsman, a maior empresa de media alemã, chegou a acordo para a compra de activos do Napster, a empresa que promove a troca de música na Internet, no valor de 8 milhões de dólares (8,7 milhões de euros).
A Bertellsman pagará o montante envolvido directamente aos credores do Napster, afirmam as empresas em comunicado.
A Bertelsman irá adquirir o «software» do Napster, ajudando a empresa alemã de media a fornecer serviços de música «online», competindo assim com «sites» que disponibilizam música gratuita e que «possivelmente» prejudicam as vendas em milhões de dólares, revelou a Bertelsmann em comunicado.
A Bertelsman, com o «software» do Napster, passará a disponibilizar «de uma plataforma utilizada por milhões de pessoas para fazer o download de músicas, antes que esta seja encerrada em Julho», divulgou a mesma fonte.
O Napster foi processado há três anos atrás pela unidade de música da Bertelsman, a BMG, e por outras discográficas, por alegadamente violar a lei de gravação de música.
A BMG estima que a gravação de música através da Internet reduz as receitas em 10% por ano.
A Bertelsman espera recuperar algumas das receitas perdidas, cobrando pelo «download» das músicas, como forma de atrair subscritores.
A empresa de media alemã poderá utilizar o «software» do Napster noutros serviços, com o objectivo de possibilitar a troca de livros e CDs através da Internet.
Em 2000, a Bertelsman já havia emprestado 85 milhões de dólares (92,4 milhões de euros) ao Napster, tendo realizado na altura uma aliança, permitindo à empresa alemã fornecer serviços de música «online».