Notícia
BBC diz que Audi mentiu sobre testes de segurança de automóveis
A garantia de segurança do Euro NCAP não é uma exigência legal. Ainda assim, vários concessionários da Audi estão a prestar falsas declarações quanto aos seus veículos terem sido testados por este mecanismo. A investigação é do programa Watchdog da BBC, que será emitido esta quinta-feira, 14 de Maio.
Uma investigação do programa Watchdog da televisão britânica BBC descobriu que vários concessionários britânicos da Audi mentem sobre a avaliação nos testes de segurança dos seus automóveis.
Uma equipa de reportagem não identificada contactou 10 concessionários da marca no Reino Unido, tendo recebido confirmação de nove deles de que o Audi A5 tinha sido testado segundo o programa europeu de avaliação de segurança Euro NCAP (New Car Assessment Programme). Seis afirmaram mesmo que reunia a pontuação máxima de cinco estrelas.
Mas o modelo em causa, explica a BBC, bem como os A7 , A8 e R8 da Audi não foram testados pelo Euro NCAP. “Tudo o que podemos fazer é falar com a Audi e tentar incentivá-la a certificar-se que os concessionários estão melhor informados”, explicou à televisão britânica Aled Williams, porta-voz deste mecanismo que não representa, contudo, uma exigência legal.
"A maioria das companhias de automóveis com que lidamos têm grandes departamentos de marketing, que percebem muito bem o que as classificações de segurança significam. É decepcionante descobrir que essa informação não está a ser filtrada”, acrescenta.
A Audi já reagiu à situação, afirmando que nunca houve uma “intenção deliberada” por parte dos seus vendedores em enganar os clientes. "Já começámos uma revisão abrangente e de longo alcance de todas as nossas comunicações e procedimentos para garantir a precisão das informações sobre os dados fornecidos aos nossos clientes", garantiu.