Notícia
Bayer aumenta oferta pela Monsanto para 50 mil milhões de euros
O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer está em ”conversações avançadas” para comprar a americana Monsanto por 56 mil milhões de dólares. Caso a compra se concretize, será o maior negócio do sector agro-químico.
A Bayer não desiste de comprar a Monsanto. Depois de ter feito uma oferta em Maio, o grupo químico e farmacêutico alemão anunciou que está "em conversações avançadas" com a empresa.
De acordo com um comunicado citado pelo Financial Times, a Bayer ofereceu 127,50 dólares por acção para concretizar a compra da empresa agro-química norte-americana, o que avalia a ofertam em 56 mil milhões de dólares (cerca de 50 mil milhões de euros).
A Monsanto confirmou que recebeu esta proposta, que caso se concretize será o maior negócio do sector, e está em negociações com a Bayer. No entanto, também está a analisar "propostas de outras entidades e outras alternativas estratégicas".
A empresa norte-americana rejeitou a anterior oferta da Bayer (125 dólares por acção) por considerar a proposta "inadequada em termos financeiros", mas mostrou abertura para continuar as negociações.
Estas conversações acontecem ao mesmo tempo que a Dow Chemical e a Dupont estão a finalizar um processo de fusão também, e depois da ChemChina ter comprado a suíça Syngenta.
Estas movimentações no sector já despertaram a atenção dos reguladores da concorrência, com a fusão Dow/Dupont na mira da Comissão Europeia.