Notícia
Bayer aumenta oferta sobre a Monsanto para 54,7 mil milhões de dólares
A empresa alemã oferece agora 125 dólares por acção, mas a companhia norte-americana continua a negociar abaixo deste valor, uma vez que os investidores duvidam que a Bayer consiga concluir esta operação.
A Bayer elevou o valor da oferta sobre a Monsanto para 125 dólares por acção, acima dos 122 dólares que estavam antes em cima da mesa.
A nova oferta avalia a Monsanto em 54,7 mil milhões de dólares, acima dos 53,4 mil milhões de dólares iniciais, isto sem ter em conta a dívida da companhia norte-americana. Além disso, a empresa alemã oferece ainda uma comissão de 1,5 mil milhões de dólares caso a fusão entre as duas companhias seja chumbada pelos reguladores.
A nova oferta representa um prémio de 40% sobre o preço das acções antes de oferta inicial, em 9 de Maio. As acções da Monsanto reagiram em alta a este anúncio, com uma subida de 3% para 104,205 dólares. Mas continuam bem longe do valor oferecido pela Bayer, uma vez que os investidores continuam cépticos com a possibilidade de os reguladores aprovarem este negócio.
A Monsanto tinha em Maio classificado a oferta da Bayer de "incompleta e financeiramente desajustada", tendo na altura mostrado abertura para "prosseguir conversações construtivas para determinar se é possível uma transacção que seja do interesse dos accionistas da Monsanto".
O objectivo da Bayer é criar um gigante mundial de produtos químicos e sementes geneticamente modificadas, área em que a Monsanto é um dos líderes mundiais.