Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bankinter "muito satisfeito" com operação em Portugal sem intenção de novas aquisições

"De momento, não vemos nenhum tipo de alteração nas perspetivas de crescimento" da atividade em Portugal, afirmou o diretor financeiro.

21 de Julho de 2022 às 13:11
  • ...
A presidente do banco espanhol Bankinter voltou esta quinta-feira a afirmar que não está a planear novas aquisições de bancos em Portugal, garantindo que está muito satisfeita com a operação no país.

"Não planeamos fazer novas aquisições. Estamos a crescer de forma orgânica e estamos muito satisfeitos com a operação em Portugal", disse Maria Dolores Dancausa, em conferência de imprensa telemática desde Madrid, durante a qual o banco apresentou lucros 271 milhões de euros no primeiro semestre.

A operação em Portugal contribuiu com 30 milhões de euros, num aumento de 16% em termos homólogos.

Para o diretor financeiro do Bankinter, Jacobo Díaz, os resultados positivos da atividade em Portugal deverão continuar.

"De momento, não vemos nenhum tipo de alteração nas perspetivas de crescimento", afirmou o diretor financeiro.

Jacobo Díaz abordou ainda a subida das taxas de juro, que considerou ser "uma normalização".

"Depois de muitos anos (...) é uma estupenda notícia para todos", defendeu.

O banco espanhol apresentou esta quinta-feira lucros de 271 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, um aumento de 10,8% em relação ao ano anterior, com a operação em Portugal a contribuir com 30 milhões de euros.

Em comunicado publicado na Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) espanhola, o grupo bancário assinala que os resultados são apenas relativos à atividade puramente bancária, uma vez que em 2021 o balanço o incluía "quatro meses de receitas da Línea Direta".

"Todas as linhas de negócio e rubricas da conta de resultados, assim como os principais indicadores, registam crescimentos em relação ao mesmo período de 2021, o que demonstra a capacidade do Bankinter para substituir com receitas puramente bancárias as receitas provenientes da Línea Direta, cuja separação do banco ocorreu no final de abril de 2021", refere o grupo bancário na nota.

Quanto ao negócio que tem em Portugal, o grupo bancário destaca a "excelente evolução dos indicadores de negócio", tendo o lucro antes de impostos sido de 30 milhões de euros, mais 16% do que nos primeiros seis meses de 2021.

Já a carteira de crédito ascendeu a 7.500 milhões de euros, mais 10% em termos homólogos, e os recursos dos clientes cresceram 19%, para 6.500 milhões de euros.

O Bankinter Portugal obteve um rendimento líquido de juros e um rendimento bruto 11% e 9% mais elevados, respetivamente, do que no mesmo período de 2021.

O grupo espanhol Bankinter está em Portugal desde 2016, quando comprou parte da atividade e a rede comercial do Barclays.

O Bankinter Portugal tinha 770 trabalhadores e 81 agências no final de 2021.
Ver comentários
Saber mais Bankinter Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio