Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aviva compra Friends Life por 7 mil milhões de euros

A Aviva, a segunda maior seguradora do Reino Unido, chegou a acordo para comprar a Friends Life por 5,6 mil milhões de libras, cerca de 7 mil milhões de euros. Esta é a maior aquisição do sector segurador britânico em 15 anos.

A carregar o vídeo ...
Aviva Acquires Friends Life in $8.8B All-Stock Deal
Negócios 02 de Dezembro de 2014 às 09:46
  • ...

A Aviva, a segunda maior seguradora em termos de valor de mercado do Reino Unido, chegou a acordo para comprar a Friends Life, um fundo de pensões, por 5,6 mil milhões de libras - pouco mais de 7 mil milhões de euros - em acções. Esta aquisição, de acordo com a imprensa mundial, é a maior nos últimos 15 anos no ramo segurador britânico.

 

A BBC escreve que esta operação vai criar a maior empresa seguradora do Reino Unido. As administrações das duas empresas vão recomendar aos accionistas a concretização do negócio. Com esta operação, os accionistas da Friends Life vão deter 26% da Aviva. A mesma fonte escreve que esta operação dá um prémio de 15% face ao valor de fecho da Friends Life a 20 de Novembro, dia em que as negociações foram tornadas públicas.

 

A junção da Aviva e da Friends Life, de acordo com a Bloomberg, vai criar uma empresa com 16 milhões de clientes e vai desafiar a posição da Legal & General Group como maior fundo de pensões no Reino Unido. A expectativa é que a operação gere um "cash flow" adicional de cerca de 600 milhões de libras – mais de 754 milhões de euros – e poupanças de cerca de 225 milhões de libras – perto de 283 milhões de euros.

 

A agência Bloomberg avança ainda que a compra da Friends Life permite à Aviva ter acesso ao "cash flow" do fundo de pensões, o que poderá permitir à seguradora acelerar um aumento dos dividendos no futuro.

 

Para o CEO da Aviva, Mark Wilson, citado pelo Financial Times, "esta aquisição é financeira e estrategicamente envolvente". "É uma daquelas raras transacções onde as duas organizações encaixam com uma precisão cirúrgica", acrescentou.

 

Já Andy Hughes, analista da Exane BNP Paribas, em Londres, Reino Unido, em declarações à Bloomberg antes da divulgação do negócio, considera que esta operação "vai permitir-lhes reduzir custos e combinar dois negócios com um mix de riscos e isso é positivo, mas é realmente isso". "[Mark] Wilson tem feito um bom trabalho até aqui, mas temos de ver o que vai fazer com a Friends Life. Não faz muito sentido para mim", acrescentou.

 

Por esta altura, as acções da Aviva somam 0,72% para 503 pences e os títulos da Friends Life crescem 3,41% para 378,70 pences.

Ver comentários
Saber mais Aviva Reino Unido Friends Life Legal & General Mark Wilson Andy Hughes seguros aquisição
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio