Notícia
Autoridade da Concorrência investiga aumentos no pão
A Autoridade da Concorrência (AdC) vai investigar o anunciado aumento de 50% no preço do pão. A "Autoridade vai analisar as declarações do presidente de uma associação do sector e averiguar se elas configuram alguma violação à Lei da Concorrência", disse
A Autoridade da Concorrência (AdC) vai investigar o anunciado aumento de 50% no preço do pão. A "Autoridade vai analisar as declarações do presidente de uma associação do sector e averiguar se elas configuram alguma violação à Lei da Concorrência", disse fonte oficial da instituição ao "Diário de Notícias".
O regulador lembra que um agente ou representante de um mercado não pode, à luz da Lei da Concorrência, dar indicações de preço aos restantes operadores, uma vez que a decisão de fixar os preços nos mercado liberalizados cabe a cada agente.
A reacção é a resposta a declarações do presidente da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação e Similares (ACIP), Carlos Alberto Santos, primeiro ao Público e depois a vários órgãos, de que o preço poderá aumentar cerca de 50% para reflectir a forte subida dos cereais. Carlos Santos adiantou que o preço de uma carcaça, que varia entre 10 e 12 cêntimos terá de subir para 15 cêntimos.
O novo agravamento reflecte não só as cotações das matérias-primas, em particular das farinhas, que representam, diz, metade dos custos, mas também visa compensar a quebra de vendas de 50% em três anos. Por outro lado, os cereais estão a subir de 15 em 15 dias e as empresas precisam corrigir os preços para não fecharem portas, sublinha. O pão já terá subido cerca de 15% este ano, depois de aumentos de 30% em 2007.