Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apple mais próxima da liderança do mercado mundial de PC

A Apple está no TOP 5 dos maiores fabricantes de computadores do mundo, ameaçando a liderança dos gigantes HP, Dell e Toshiba.

20 de Maio de 2011 às 09:19
  • 1
  • ...
No primeiro trimestre deste ano, a Apple “colou.se” ao TOP 5 do ranking dos maiores fabricantes de PC da Europa, onde inclui a venda de Tablet PC, de acordo com os dados da Gartner que não contabiliza os Tablet PC nestes seus números.

Já a Canalys, que inclui os Tablet nas suas análises de mercado dos PC, assegurou que a Apple havia atingido a quarta posição ao nível mundial, só atrás da HP, Acer y Dell, noticiou o “Cinco Dias”.

Esta semana, a HP noticiou que as receitas geradas pela venda de “desktops” e portáteis haviam registado uma quebra na ordem dos 23%, enquanto a Dell registou uma descida de 7% e a Acer caiu 16%.

De acordo com os dados da analise, os líderes HP e Acer registaram uma quebra de 5,8% e 6,5%, respectivamente, no primeiro trimestre, período em que o mercado de PC registou um crescimento de 7%, impulsionado pelos países emergentes.

O crescimento nesses países emergentes ajudou o desempenho quer da Dell, como da Lenovo que aumentaram, no mesmo período, 2,8% e 17,09%, respectivamente.

Já a Apple registou um crescimento de 187,9%, um desempenho totalmente alavancado pela comercialização do iPad.

Um estudo recente da Forrester, citado pelo “Cinco Dias”, indica que 44% das pessoas que adquiriram um iPad tinham comprado um PC um ano antes e 28% tinham-no feito nos últimos dois anos.

Alguns analistas defendem que os Tablet PC não deverão ser incluídos na análise de mercado dos computadores pessoais, uma vez que não são uma máquina de substituição e sim um equipamento complementar.

No entanto, outros defendem que esta tendência de complementariedade já se verificava nos netbooks que estão incluídos nas analises do mercado de PC.

Sem contar com o iPad, a Apple foi o único fabricante, entre os cinco maiores da Europa, a registar crescimento (10% de acordo com a Gartner).

A Apple deverá comercializar cerca de 47 milhões de iPad este ano, face aos 70 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, segundo a Gartner.

Ver comentários
Saber mais Apple iPad HP Dell Toshiba Acer Tablet PC PC mercado de computadores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio