Notícia
Após tentativas de ataques, Netflix assegura que adota "numerosas medidas pró-ativas"
Há clientes da Netflix em Portugal que têm recebido mensagens de texto em inglês no telemóvel a indicar que o pagamento da subscrição falhou, com uma determinada data para proceder à renovação.
22 de Fevereiro de 2022 às 14:28
A Netflix disse hoje que leva "muito a sério" a segurança das contas dos seus clientes e que adota "numerosas medidas pró-ativas" para detetar fraudes, na sequência de tentativas de ataques em Portugal que a Lusa teve conhecimento.
De acordo com os casos relatados à Lusa, há clientes da Netflix em Portugal que têm recebido mensagens de texto em inglês no telemóvel a indicar que o pagamento da subscrição falhou, com uma determinada data para proceder à renovação, acompanhada por um 'link'. Mas também há casos de pessoas que não têm subscrição da plataforma de 'streaming' e que receberam um SMS no mesmo sentido.
"Levamos muito a sério a segurança das contas dos nossos membros e a Netflix adota numerosas medidas pró-ativas para detetar atividades fraudulentas e para manter os seus serviços e as contas dos nossos membros em segurança", disse à Lusa fonte oficial.
O 'help center' da Netflix disponibiliza informação que ajuda os clientes a terem a conta segura.
Nessa página, com o título "'e-mails' e SMS suspeitos ou de 'phishing' [que visa 'pescar' informações sensíveis dos utilizadores] alegadamente da Netflix", a plataforma alerta que, se recebeu um 'mail' ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir dados como número de telefone, palavra-chave ou forma de pagamento da sua conta, "provavelmente não foi enviado" pela empresa.
"Nunca iremos solicitar que introduza as suas informações pessoais numa SMS ou num e-mail", como são os casos de números de cartões de crédito ou de débito, detalhes da conta bancária ou palavras-chave de acesso ao serviço, refere a Netflix no 'site'.
"Nunca iremos pedir pagamentos através de fornecedores ou de 'sites' de terceiros", acrescenta.
Se o SMS ou o 'mail' tiverem um 'link' que o utilizador não reconheça, "não toque, nem clique na ligação". Caso o tenha feito, "não introduza nenhuma informação no 'site' que for aberto", adverte.
Caso receba 'mails' ou SMS suspeitos, a Netflix sublinha que "os burlões só conseguem obter as suas informações se as fornecer", pelo que "não clique nas ligações nas mensagens nem responda a estas".
A Netflix aconselha que se altere a 'password' para uma que "seja forte e usada exclusivamente" na plataforma de 'streaming'.
Além disso, devem ser atualizadas as palavras-chave "em todos os 'sites' onde utiliza a mesma combinação de endereço" eletrónico e 'passwords'.
"Contacte a sua instituição financeira, se tiver introduzido informações de pagamento, uma vez que podem ter ficado comprometidas" e "reencaminhe a mensagem para phishing@netflix.com", prossegue a plataforma.
A palavra-chave da Netflix, acrescenta, "deverá ter, pelo menos, oito caracteres" e ser "uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos".
Além disso, "deverá ser difícil de adivinhar: por exemplo, não utilize 'password', 'palavrapasse, '12345678' ou informações pessoais (nome, data de aniversário, morada)", recomenda.
Outras das precauções a ter são de comunicar atividades fraudulentas ou suspeitas, adicionar um número de telefone para recuperação da palavra-chave, terminar a sessão nos dispositivos que não estejam a ser utilizados e ter atenção a mensagens e 'sites' falsos.
Além disso, é preciso manter dispositivo seguro.
ALU // JNM
Lusa/Fim
De acordo com os casos relatados à Lusa, há clientes da Netflix em Portugal que têm recebido mensagens de texto em inglês no telemóvel a indicar que o pagamento da subscrição falhou, com uma determinada data para proceder à renovação, acompanhada por um 'link'. Mas também há casos de pessoas que não têm subscrição da plataforma de 'streaming' e que receberam um SMS no mesmo sentido.
O 'help center' da Netflix disponibiliza informação que ajuda os clientes a terem a conta segura.
Nessa página, com o título "'e-mails' e SMS suspeitos ou de 'phishing' [que visa 'pescar' informações sensíveis dos utilizadores] alegadamente da Netflix", a plataforma alerta que, se recebeu um 'mail' ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir dados como número de telefone, palavra-chave ou forma de pagamento da sua conta, "provavelmente não foi enviado" pela empresa.
"Nunca iremos solicitar que introduza as suas informações pessoais numa SMS ou num e-mail", como são os casos de números de cartões de crédito ou de débito, detalhes da conta bancária ou palavras-chave de acesso ao serviço, refere a Netflix no 'site'.
"Nunca iremos pedir pagamentos através de fornecedores ou de 'sites' de terceiros", acrescenta.
Se o SMS ou o 'mail' tiverem um 'link' que o utilizador não reconheça, "não toque, nem clique na ligação". Caso o tenha feito, "não introduza nenhuma informação no 'site' que for aberto", adverte.
Caso receba 'mails' ou SMS suspeitos, a Netflix sublinha que "os burlões só conseguem obter as suas informações se as fornecer", pelo que "não clique nas ligações nas mensagens nem responda a estas".
A Netflix aconselha que se altere a 'password' para uma que "seja forte e usada exclusivamente" na plataforma de 'streaming'.
Além disso, devem ser atualizadas as palavras-chave "em todos os 'sites' onde utiliza a mesma combinação de endereço" eletrónico e 'passwords'.
"Contacte a sua instituição financeira, se tiver introduzido informações de pagamento, uma vez que podem ter ficado comprometidas" e "reencaminhe a mensagem para phishing@netflix.com", prossegue a plataforma.
A palavra-chave da Netflix, acrescenta, "deverá ter, pelo menos, oito caracteres" e ser "uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos".
Além disso, "deverá ser difícil de adivinhar: por exemplo, não utilize 'password', 'palavrapasse, '12345678' ou informações pessoais (nome, data de aniversário, morada)", recomenda.
Outras das precauções a ter são de comunicar atividades fraudulentas ou suspeitas, adicionar um número de telefone para recuperação da palavra-chave, terminar a sessão nos dispositivos que não estejam a ser utilizados e ter atenção a mensagens e 'sites' falsos.
Além disso, é preciso manter dispositivo seguro.
ALU // JNM
Lusa/Fim