Notícia
ANTROP ameaça com aumento intercalar de 3%
A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP) ameaçou hoje realizar «um aumento extraordinário de 3% das tarifas», em resultado dos aumentos sucessivos do preço dos combustíveis.
A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP) ameaçou hoje realizar «um aumento extraordinário de 3% das tarifas», em resultado dos aumentos sucessivos do preço dos combustíveis, nomeadamente do gasóleo, que aumentou 10% desde Janeiro, de acordo com uma carta aberta hoje publicada.
Em carta aberta ao primeiro-ministro, intitulada «transporte público de passageiros à beira da ruptura», a ANTROP defende que o Executivo tem de «de garantir a estabilidade do custo dos factores de produção, particularmente do gasóleo, cujo preço é formado maioritariamente por impostos».
«Caso tal não suceda», afirma a mesma fonte, «impõe-se necessariamente um aumento extraordinário de 3% das tarifas», acrescenta a mesma fonte.
A associação sectorial defende que o «sector atravessa uma gravíssima crise, alastrando pelo país situações de ruptura».
A carta aberta da ANTROP adianta ainda que com o aumento de 3,9% do tarifário a partir de 1 de Fevereiro último, «alegou o Governo que procurava corrigir sucessivos aumentos tarifários inferiores à inflação verificada nos últimos anos». No entanto, os aumentos sucessivos do preço do gasóleo, «atingindo quase 10% desde Janeiro», colocaram «as empresas numa situação económica bem pior que a antecedente».
A associação apela assim que Durão Barroso «tome as medidas que impeçam este sector de entrar em ebulição», provocada «pelo desnorte de quem sente as suas empresas caminhar para a ruína, sem nada poder fazer para o evitar».