Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Amorim confirma Ferreira de Oliveira como CEO da Galp

Ferreira de Oliveira continua à frente da presidência executiva da petrolífera portuguesa, numa comissão que continua a contar com seis membros. Antigo secretário de Estado de José Sócrates, Carlos Costa Pina, assume funções executivas.

24 de Abril de 2012 às 17:45
  • ...
O novo conselho de administração da Galp Energia já confirmou o nome de Manuel Ferreira de Oliveira para continuar na presidência executiva da petrolífera. São seis os membros da nova comissão executiva da Galp.

Ferreira de Oliveira já era o CEO da empresa, mas o mandato anterior tinha terminado, formalmente, a 31 de Dezembro de 2010. Quer isto dizer que o empresário esteve no cargo durante mais de um ano sem uma formalização do cargo, dado que o equilíbrio entre accionistas (nomeadamente entre Eni e Amorim Energia) viveu um período de fragilidade.

Essa formalização só hoje foi confirmada através de um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), quando o equilíbrio entre os accionistas foi restabelecido com um novo entendimento que vai permitir à Eni começar a abandonar o capital da petrolífera. A informação de que Ferreira de Oliveira iria ser reconduzido tinha, contudo, sido já adiantada ao Negócios por Américo Amorim no final de Março.

O conselho de administração, liderado por Américo Amorim, foi hoje aprovado pelos accionistas. Após a assembleia geral que o aprovou, os administradores designaram Ferreira de Oliveira para continuar como presidente da comissão executivo da petrolífera entre o período entre 2012 e 2014, sendo que é também ele o vice-presidente do conselho de administração.

O italiano Claudio de Marco continua como responsável financeira da Galp Energia, de acordo com o comunicado à CMVM.

CarlosCosta Pina com funções executivas

Com funções executivos foi também eleito CarlosCosta Pina, antigo secretário de Estado do Tesouro e Finanças do Governo de José Sócrates e actual administrador da Ongoing.

Do mesmo modo, Stephen Whyte entra na comissão executiva da Galp. Nos curricula enviados pelos accionistas Amorim Energia, Eni e CGD à CMVM, não é indicada nem a qualificação profissional de Whyte nem as funções que exerce actualmente.

Nos últimos cinco anos, o novo membro executivo das Galp foi, por exemplo, vice-presidente sénior da área comercial do BG Group para as regiões da Europa e Ásia Central.

Comissão continua com seis membros

Da comissão executiva anterior transitam Carlos Gomes da Silva, também membro da Amorim Energia, e ainda o italiano Fabrizio Dassogno. Ao todo, são seis os elementos da nova comissão executiva. Segundo os novos estatutos da petrolífera lusa, hoje aprovados em assembleia, a comissão executiva tem de contar com entre cinco e sete membros.

A comissão executiva em funções até hoje era também constituída por seis elementos. Por isso, para o número permanecer inalterado saíram deste órgão Fernando Gomes, que continua como administrador da Galp, e André Palmeiro Ribeiro, que deixa de fazer parte da administração da cotada nacional.

O economista Vítor Bento, a filha de Américo Amorim, Paula Ramos Amorim e Baptista Sumbe, que substitui Manuel Vicente como administrador da Sonangol no capital da Galp, fazem parte do conselho de administração sem exercerem funções executivas.
Ver comentários
Saber mais Galp Energia Américo Amorim Eni Caixa Geral de Depósitos Ferreira de Oliveira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio