Notícia
Américo Amorim vende participação no capital do BIC
O empresário alienou 25% do capital a Isabel dos Santos e a Fernando Teles, segundo o "Expresso". Os dois empresários angolanos têm agora 42,5% do banco que poderá, quando esta abrir, entrar na bolsa de Angola.
Américo Amorim já não é accionista do BIC. O empresário português, o mais rico do País, vendeu a sua participação a Isabel dos Santos e a Fernando Teles numa operação que, segundo o "Expresso", ficou fechada na noite de quinta-feira, não sendo conhecidos os valores da transacção.
Além dos 25% de Américo Amorim, que chegou a tentar vendê-los a fundos internacionais, Isabel dos Santos e a Fernando Teles adquiriram ainda mais uma posição de 10% da Ruagest, empresa detida por António Ruas. Com as transacções realizadas, Teles é agora dono de 37,5% do banco mais 5% dos seus administradores. Em conjunto com Isabel dos Santos têm 42,5% da instituição.
O "Expresso" acrescenta que os accionistas do BIC querem dispersar parte do capital do banco no mercado de capitais angolano. Segundo o semanário, assim que a bolsa de Luanda abrir, o BIC poderá ser um dos primeiros títulos a estrear-se nesta praça, estimando-se a dispersão entre 10% a 20% do capital.