Notícia
Almerindo Marques deixa presidência da Opway
Por motivos de saúde, o até aqui presidente deixou o dia-a-dia da Opway. O administrador Miguel Mateus passa a presidente da construtora Opway mas aguarda o regresso de Almerindo Marques.
Almerindo Marques abandonou a presidência da Opway. A opção foi tomada por motivos de saúde mas o gestor continua ligado à construtora ainda que sem uma presença diária.
Na liderança da construtora que pertencia ao Grupo Espírito Santo desde 2011, Almerindo Marques optou, cinco anos e meio depois, por afastar-se da liderança. Miguel Mateus, que já estava na administração, é o novo presidente. Mas espera voltar a dar o lugar ao gestor.
"O que mais desejamos é que recupere", diz ao Negócios Miguel Mateus quando questionado sobre a saída da presidência de Almerindo Marques. Segundo o agora presidente, é mais fácil a recuperação de Almerindo Marques estando afastado da presidência diária.
A saída da presidência executiva, decidida pelo próprio, não significa um afastamento total face à construtora. "Continua ligado ao conselho de administração mas não é executivo. Estamos sempre em contacto", frisa ainda Miguel Mateus. A administração da Opway conta ainda com Paulo Curado como responsável pelo pelouro financeiro.
A Opway, foi apanhada pelas dificuldades dos seus accionistas, sociedades do Grupo Espírito Santo, tendo recorrido a Processos Especiais de Revitalização para recuperar-se e evitar a insolvência. Nesta altura, a empresa é detida pelos seus gestores, incluindo Almerindo Marques, e ainda tenta recuperar-se e pôr em acção o plano acordado com os credores.
Foi em 2011 que o gestor saiu da Estradas de Portugal para a Opway. Antes disso, esteve na presidência da RTP. Todas empresas em que teve de fazer um esforço de reestruturação financeira. A construtora, por exemplo, segue a necessidade de redução de dívida, identificada há vários anos, e a venda de activos, conforme os três gestores admitiram em entrevista ao Negócios em Março do ano passado.