Notícia
Air Luxor segue TAP e sobe taxas de combustíveis
A Air Luxor seguiu a TAP e vai aumentar as taxas de combustíveis, segundo afirmou Carlos Pacheco, da companhia aérea, ao Jornal de Negócios Online.
A Air Luxor seguiu a TAP e vai aumentar as taxas de combustíveis, segundo afirmou Carlos Pacheco, da companhia aérea, ao Jornal de Negócios Online.
O aumento das tarifas de longo curso será de «oito euros», passando a custar «18 euros por percurso», disse o responsável, adiantando que em relação aos voos de médio curso o aumento é de três euros. Estas tarifas passam de «cinco euros para oito euros por percurso».
O efeito do aumento «é imediato» disse Carlos Pacheco, explicando que «logo que tecnicamente seja possível» as tarifas são actualizadas, o que «no limite deve acontecer amanhã ou depois».
A Air Luxor justifica o aumento das tarifas com o objectivo de «fazer face ao aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais».
«A Air Luxor considera, ainda assim, que se trata de um aumento moderado, em que o custo real adicional é partilhado entre a companhia e o cliente», segundo um comunicado divulgado pela empresa, que acrescenta que «se o aumento do preço dos combustíveis fosse repercutido na íntegra no preço dos bilhetes, ele teria um impacto maior do que o agora verificado».
A empresa acrescenta ainda que a «rota da Madeira fica isenta da aplicação desta sobretaxa» e que «logo que o motivo que deu origem à aplicação deste suplemento desapareça ele será retirado».
Para a empresa «o preço de estabilidade do petróleo está nos 33 dólares por barril». Hoje os preços do petróleo atingiram novos recordes históricos, com o «brent», petróleo de referência para Europa, a negociar nos 57,65 dólares.
Na sexta-feira, a TAP anunciou que vai aumentar as tarifas, através da sobretaxa para os combustíveis, a partir de 6 de Abril, para fazer face à subida do preço do petróleo.
A TAP criou esta sobretaxa a 23 de Agosto do ano passado, por causa da subida do preço do petróleo, que atingiu máximos históricos em 2004 e aumentou-a uma vez, a 15 de Outubro.
A partir de 6 de Abril, nos voos de médio curso, a sobretaxa passará de cinco para oito euros por percurso (ou seja, numa viagem de ida e volta, o aumento total será de 16 euros, oito por percurso).
Nos voos de longo curso, a taxa passará de 10 para 18 euros por percurso. Nas viagens de Lisboa para as regiões autónomas não haverá aumentos.