Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Águas de Portugal entrega alienação da Aquapor à banca

A Águas de Portugal vai lançar uma consulta a entidades financeiras para mandatar a condução do processo de alienação da Aquapor. O accionista Estado, que detém 100% da “sub-holding” para a área de negócios dos sistemas municipais de abastecimento de água

19 de Julho de 2007 às 18:11
  • ...

A Águas de Portugal vai lançar uma consulta a entidades financeiras para mandatar a condução do processo de alienação da Aquapor. O accionista Estado, que detém 100% da sub-holding para a área de negócios dos sistemas municipais de abastecimento de água e saneamento de águas residuais e de prestação de serviços ambientais, deu ordens à administração da AdP para vender a Aquapor.

Em reunião hoje realizada, o Conselho de Administração da AdP deliberou dar início ao processo de alienação da participação de 100% que detém no capital social da Aquapor, revela em comunicado a empresa de capitais públicos presidida por Pedro Serra.

O gestor tinha já avançado ao Jornal de Negócios que "não sendo um activo não estratégico, e de acordo com os objectivos traçados pelo Governo para o sector da água no ano de 2007, foram dadas indicações para aprofundarmos as condições de alienação com a maior brevidade possível".

Pedro Serra não garante que a venda da Aquapor seja concretizada este ano, "mas quase de certeza que a operação estará concluída no início de 2008".

A decisão de alienação da Aquapor, sub-holding, foi aprovada na Assembleia-geral realizada em 28 de Junho e decorre da orientação dada ao Conselho de Administração da AdP SGPS S.A. (Grupo AdP) para focalizar a sua actividade nos sistemas multimunicipais de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, o core-business do grupo.

A Aquapor participa no capital social de 11 empresas gestoras de sistemas municipais de abastecimento de água, em parceria com empresas privadas do sector privado, e de uma empresa de prestação de serviços ambientais, a Luságua.

No âmbito das concessões municipais, presta serviços a cerca de 345 mil clientes directos em 24 municípios, nomeadamente a captação, tratamento, adução, reserva e distribuição de água para consumo público e outros fins, e de recolha, tratamento, rejeição e reciclagem de efluentes urbanos, industriais e outros.

Na área da prestação de serviços, incluem-se a operação e manutenção de ETAR e de outras infra-estruturas hidráulicas, assistência técnica, auditoria especializada e controlo analítico.

No exercício de 2006, a Aquapor reportou um activo líquido de 156,8 milhões de euros e um volume de negócios de 34,7 milhões de euros. Os resultados líquidos deste ano foram de 231 mil euros negativos e o EBITDA foi de 5 milhões de euros.

A Aquapor foi constituída em 1997 e, em 2001, adquiriu a Luságua – Gestão de Águas, S.A, ficando a AdP SGPS S.A. com uma participação de 75,5% do capital da sociedade e o Grupo BPI com os restantes 24,5%.  Em 2005, o Grupo AdP adquiriu a participação do BPI, ficando a deter a totalidade do capital social da Aquapor.   

Em Julho de 2006 ficou concluído um processo de reestruturação da sua carteira de participações, no âmbito do qual a Aquapor passou a assumir o papel de gestora de concessões e a Luságua de prestadora de serviços.

 

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio