Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Administrador Rui Cartaxo substitui Penedos na REN (act)

Rui Manuel Janes Cartaxo, administrador financeiro da Redes Energéticas Nacionais, foi o escolhido para substituir José Penedos como presidente do Conselho de Administrador da empresa. A empresa espera agora desenvolver a sua actividade "com toda a tranquilidade".

Administrador Rui Cartaxo substitui Penedos na REN (act)
  • 2
  • ...
Rui Manuel Janes Cartaxo, administrador financeiro da Redes Energéticas Nacionais, foi o escolhido para substituir José Penedos como presidente do Conselho de Administrador da empresa. A empresa espera agora desenvolver a sua actividade “com toda a tranquilidade”.

Em comunicado, a REN afirma que esta decisão foi tomada hoje em reunião extraordinária do Conselho de Administração, depois do juiz de instrução criminal de Aveiro ter decido suspender José Penedos como presidente da REN, na sequência da imposição das medidas de coacção aplicadas ao arguido do processo “Face Oculta”.

A escolha recaiu em Rui Cartaxo, que actualmente desempenha as funções de administrador financeiro da REN. Cartaxo foi designado presidente do Conselho de Administração e também da comissão executiva da REN.

Rui Cartaxo substitui Penedos na liderança da REN
Rui Cartaxo (na foto à esquerda) é administrador financeiro
desde 2007
Cartaxo substituirá Penedos apenas até à próxima assembleia geral, sendo que o Conselho de Administração decidiu também efectuar desde “já as iniciativas conducentes à convocação da próxima Assembleia Geral, que incluirá a eleição dos corpos sociais para o próximo triénio, a realizar até ao final do primeiro trimestre de 2010”.


No comunicado onde anuncia esta decisão, a administração da REN adianta também que “solução adoptada cria todas as condições para que, num ambiente de total tranquilidade, a empresa se mantenha focada no seu plano de actividades, fundamental para o desenvolvimento da estratégia nacional para a energia”.

Rui Cartaxo tem 57 anos e foi eleito pela primeira vez administrador da REN em 2007. Antes, entre 2002 e 2006, foi administrador executivo da Galp Energia e desde 1997 administrador de várias empresas da Galp.

Na fase inicial da sua carreira profissional foi economista no Banco de Portugal, director-geral no Ministério das Finanças, e consultor no departamento de research da OCDE (em Paris), de acordo com o curriculum publicado no site da REN.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio